Notícias Educação
MEC monitorará redes sociais durante Enem; candidato que postar será eliminado
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reforçou hoje (25) que o candidato que postar fotos ou mensagens em redes sociais no local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será eliminado. Uma equipe do ministério vai monitorar redes como o Twitter e o Facebook. "No ano passado, identificamos usuários em questão de minutos", disse Mercadante. O Enem será aplicado amanhã (26) e domingo (27) a mais de 7,1 milhões de candidatos em 1.161 cidades em todo o país.
Mais de 200 professores contratados em Sinop serão exonerados no final do ano
Os pouco mais de 200 professores da rede municipal contratados em processo seletivo, no início no ano, vão ser exonerados até dezembro. A secretária de Educação, Gisele Farias de Oliveira, explicou, ao Só Notícias, tratar-se de um procedimento administrativo legal, em decorrência da finalização dos contratos dos profissionais, que podem eventualmente participarem de um novo processo seleção.
Sinop: secretária diz que Sintep não tem autonomia para impedir projeto
A secretária Municipal de Educação, Gisele Farias de Oliveira, afirmou, em entrevista ao Só Notícias, que haverá, na próxima semana, encontro com representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e conselhos de classe para debater o projeto de lei da gestão democrática das unidades de ensino do município. A matéria deveria ser votada na sessão da câmara, de segunda-feira, mas foi retirada de pauta pelo líder do prefeito, vereador Jonas Henrique de Lima (PMDB), após pressão da categoria.
Aprovado projeto que garante matrícula de irmãos na mesma escola
Irmãos que cursam a educação básica poderão ter vagas garantidas na mesma escola pública. A proposta (PLC 305/09) aprovada nesta quarta-feira (23) pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado define ainda que a escola deve ser próxima de casa.
Leia mais...
Deputados cumprem acordo e aprovam lei com aumento para professores
Os deputados estaduais aprovaram em primeira votação, na manhã desta quarta-feira (23), o Projeto de Lei Complementar 43/13, referente à Mensagem 77/13, que dispõe sobre a reestruturação dos subsídios dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso, para atender as reivindicações dos professores que estão em greve há mais de 60 dias.
As cotas e o Enem: 56% dos inscritos em 2013 são negros ou indígenas
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas neste sábado e domingo para 7,1 milhões de pessoas, mostram que aumentou o perfil de estudantes que podem ser beneficiados pela Lei de Cotas. Em 2012, primeira edição do exame após a implementação da reserva de vagas nas universidades federais por critérios sociais e raciais, foram 3,13 milhões de candidatos que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas. Este ano, o número de negros e indígenas cresceu em quase 1 milhão, chegando à marca de 4,05 milhões de pessoas, o que corresponde a 56,4% do total de inscritos.
A partir de 2014, mais 12 universidades vão aderir ao Enem
A partir de 2014, mais dez universidades federais e duas estaduais vão usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições manifestaram interesse em aderir total (como único processo seletivo) ou parcialmente (mantendo ainda o vestibular ou avaliações seriadas) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior que usam o Enem. O sistema de seleção já é adotado por 21 universidades federais, quatro estaduais e 29 institutos federais.
UFMT pode expulsar dois alunos que organizaram festas “clandestinas”
A administração da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) pode expulsar dois alunos por promoverem festas dentro do campus após a publicação de uma resolução que proibiu esse tipo de evento. Alguns universitários, em apoio aos colegas, picharam frases de ordem em alguns prédios da instituição, protestando contra uma suposta censura e perseguição política.
Leia mais...
Candidatos disputam 169 vagas para docente da Unemat
Dos 4.616 inscritos, 1.793 deixaram de fazer a prova, um percentual de 38,8%, o que já era esperado uma vez que a média nacional varia entre 30% e 40% em concursos para docentes. Notícia que diminui a concorrência para os que fizeram as provas e aumenta as chances de conquista de uma das 169 vagas para professor oferecidas pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UFMT).
Acompanhe o chat com dicas de Matemática para o Enem 2013
Acompanhe ao vivo, nesta quarta-feira (16) às 19h, o videochat com dicas de Matemática para o Enem 2013