Notícias Educação
Ministro diz que grafia de gasolina em charge na prova do Enem respeitou época do texto
Brasília - Em coletiva com a imprensa, hoje (27), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, comentou a questão da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de ontem (27), na qual aparece uma charge em que a palavra gasolina é grafada com a letra z. Segundo o ministro, na prova, a charge aparece grafada da maneira como foi escrita na época, na década de 60.
Especialista diz que tempo de prova do segundo dia do Enem é insuficiente
O tempo de cinco horas e meia para que o candidato resolva as questões e escreva a redação no segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é insuficiente, de acordo com análise do especialista e presidente de honra do Cursinho Henfil de São Paulo, Mateus Prado. Segundo ele, a prova tem 180 questões e a maioria exige muita leitura. "Não dá tempo do aluno bem preparado fazer tudo. Se fez a redação, teve que chutar alguma", diz.
Faltou paciência para ler as questões da prova, diz candidato
Após duas horas do início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alguns candidatos já começaram a deixar o local da prova deste sábado (26), em Ji-Paraná (RO). Na Escola Marcos Bispo da Silva, Anderson Telek, de 18 anos, foi o segundo candidato a deixar a prova. De acordo com o personal trainner, faltou paciência em ler as questões, que apresentaram vários textos extensos. Anderson busca um bom resultado no exame para cursar educação física.
Estudantes têm uma hora a mais no segundo dia do Enem
O segundo dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) causa tensão em muitos estudantes. Isso porque, além de responder às questões de linguagem, códigos, matemática e suas tecnologias, o candidato terá de fazer uma redação. O tempo da prova será estendido para cinco horas e meia de duração, uma a mais que o de ontem (26). O horário de entrada é o mesmo: às 12h, abrem-se os portões que, pontualmente, são fechados às 13h.
Leia mais...
Veja dicas para a redação do Enem e entenda as suas regras de correção
Neste ano a correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficará mais rígida. Entre outras mudanças, o governo anunciou que nenhum tipo de deboche será permitido na prova de redação do Enem deste ano. Em 2012, candidatos escreveram uma receita de macarrão instantâneo e o hino do Palmeiras no meio do texto e, ainda assim, não zeraram. O Enem será aplicado neste sábado (26) e domingo (27) em todo o país.
Estão abertas as inscrições para o concurso de monografia e literatura
Com o objetivo de promover a pesquisa, estimular a diversidade e a produção literária do município, a Secretaria Municipal de Cultura de Rondonópolis lançou o concurso Levanir Gomes de Monografias e Concurso Literário Valdir Xavier, na modalidade Prosa e Poesia. O concurso tem como temática os 60 anos de Rondonópolis. As obras concorrentes deverão ter relação com os 60 anos de emancipação política da cidade.
Ambulantes faturam vendendo água e caneta para alunos do Enem
Na porta dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os vendedores ambulantes aproveitaram a movimentação para faturar. Os produtos mais cobiçados são água e canetas esferográficas pretas transparentes, necessárias para fazer a prova.
Leia mais...
Prova do 1º dia do Enem tem música dos Titãs, índios e direito dos gays
As provas de ciências humanas e de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 abordaram questões históricas, tradicionais e de atualidades neste sábado (26). Entre as questões que caíram na prova estavam perguntas que abordavam globalização, a demarcação de terras indígenas, o governo de Juscelino Kubitschek, circuitos elétricos, química orgânica e a transmissão da rubéola. Entre os elementos de cultura pop que apareceram nas questões estava a canção "Disneylândia", do grupo Titãs, escrita por Arnaldo Antunes.
MT tem 159,4 mil inscritos para o Enem deste final de semana
Faltando um dia para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos devem optar pelo descanso nas horas que antecedem as provas. Ficar longe dos livros, apostilas, regrar a alimentação de produtos gordurosos e aproveitar a noite de sono são dicas que podem fazer a diferença no momento em que estiverem lendo e respondendo as questões. Em Mato Grosso, 159,4 mil pessoas irão realizar as provas no sábado e domingo (26 e 27), a maioria (59%) mulheres jovens e adultas que pretendem ingressar no ensino superior.
Professores do Rio darão aula aos sábado para repor conteúdo
Os professores da rede estadual do Rio de Janeiro, que estavam em greve desde o dia 8 de agosto e decidiram em assembleia na quinta-feira retornar às aulas, terão que dar aulas aos sábados e após o horário normal nos dias de semana para repor o conteúdo pedagógico. Em princípio, a reposição de conteúdos e dias letivos irá até janeiro de 2014.