Notícias Economia
HP vai cortar cerca de 27 mil empregados; ações sobem 11%
A HP informou nesta quarta-feira que demitirá cerca de 27 mil empregados --por volta de 8% de sua força de trabalho-- para impulsionar o crescimento da empresa. Com isso, suas ações dispararam 11%.
Crescimento em pacote de insumos influenciou custo total.
Pacote de insumos para próxima safra de soja fica 13% mais caro em MT
O pacote de insumos para a próxima safra de soja sofreu reajuste no mês de abril. Ficou 13,7% mais caro, puxado principalmente pelo fertilizante, cujo preço aumentou 22% na comparação com o mês de março. O produtor de Mato Grosso que planeja a próxima safra da oleaginosa no estado já sentiu no bolso esta variação e vai precisar arcar mais caso efetue negócios neste período. É o que aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Governo aumenta limite de empréstimo do BNDES para Vale
O governo aumentou o limite para que o BNDES empreste à Vale, permitindo que o montante total do empréstimo seja acima do teto de 25% do patrimônio de referência do banco. Petrobras e Eletrobras já eram beneficiadas pela regra.
Carne de porco brasileira avança nos mercados argentino e chinês
A Argentina voltou a permitir a importação de carne suína brasileira. Também a partir de hoje (22), a China liberou a entrada de carne de porco sem osso de mais um frigorífico, localizado na cidade mineira de Uberlândia. O fim do embargo argentino à carne suína brasileira foi anunciado pelo Ministério da Agricultura, após reunião com o embaixador do país vizinho no Brasil, Luis Maria Kreckler.
JBS compra Frigorífico Independência e planta de Nova Xavantina poderá ser reaberta
Aconteceu na terça-feira passada, 15, em São Paulo uma nova assembleia do frigorífico Independência com seus credores para avaliar a proposta de compra dos ativos feita pelo Grupo JBS, maior produtor de carne bobina do mundo. A proposta de 268 milhões apresentada foi aprovada por credores com garantia real e quirográficos, que incluem pecuaristas e fornecedores.
Ex-ministro cobra no Entecs$ em Lucas R. Verde custo menor para vender milho
O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, fez, esta manhã, palestra Entec$ - Encontro de Tecnologias de Safras - que começou ontem, em Lucas do Rio Verde. Ele abordou a temática da “Evolução da Produção e a Organização da cadeia do Milho”, partindo de toda uma retrospectiva histórica, desde quando o Brasil era importador até tornar-se exportador tendo como carro chefe o grande celeiro do país que é Mato Grosso.
Caixa reduz juros para financiamento de carro novo e usado
A Caixa Econômica Federal reduziu nesta quarta-feira as taxas de juros para financiamento de veículos novos e usados. Com a mudança, as taxas mínimas para a compra de carros novos passam de 0,89% ao mês para 0,75% ao mês e de 2,25% ao mês para 1,65% ao mês nas taxas máximas. Para os usados, a nova taxa máxima caiu de 2,25% ao mês para 1,75% ao mês. Os novos valores passam a valer a partir desta sexta-feira.
Itaú diz que pode rever para baixo crescimento do crédito
O crescimento da oferta de crédito neste ano pode ficar mais perto de 14% do que 17%, disse o diretor corporativo de controladoria do Itaú, Rogério Calderón. A estimativa do banco é a menor entre quatro grandes bancos que participaram hoje do Rio Invertors Day: Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Santander.
Tangará tem cenário oposto e geração de empregos cai
Os diversos setores da economia tangaraense demitiram mais em abril, encerrando com saldo de 38 profissionais desligados de suas funções (foram mil demissões e 962 admissões), segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado quebra o ritmo de contratações dos últimos meses. Em março, foram 111 empregos criados a mais. Em fevereiro houve 204 e, em janeiro, 108.
Banco Central altera regras do compulsório sobre recursos a prazo
O Banco Central aprovou circular hoje (21) que altera regras do recolhimento compulsório dos bancos sobre depósitos a prazo, e permite que as instituições financeiras utilizem aproximadamente R$ 18 bilhões a mais no financiamento de automóveis e veículos comerciais leves. Esse valor representa acréscimo de 10% no total de crédito concedido ao setor.