Notícias Ciência
Pesquisadores medem DNA para indicar que humanos e neandertais tiveram filhos
Pesquisa publicada nesta quinta-feira (4) na revista científica “PLoS One" traz uma nova evidência de que os humanos modernos e os neandertais tiveram filhos uns com os outros.
Mutação genética faz roedoras arrancarem genitais de machos, segundo estudo
Uma mutação genética aguça o desejo sexual em camundongos fêmeas e provoca comportamentos agressivos, como a mutilação do órgão genital de machos, aponta estudo elaborado por cientistas da Universidade de Genebra e divulgado na última edição da revista "Current Biology".
Pesquisa: mais de 50% dos jovens têm excesso de gorduras no sangue
Com a popularização dos fast-food, ingestão de comida industrializada, jovens e crianças vêm apresentando doença de adulto. Uma pesquisa realizada por médicos do Pro Criança Cardíaca, no Rio, com dois mil pacientes na faixa dos 5 aos 20 anos constatou que 53,2% dos jovens e crianças têm excesso de gorduras no sangue; 63% se alimentam de forma errada, 2% são hipertensos, 47,4% são sedentários e 7,5% estão acima do peso.
Leia mais...
Pesquisa brasileira contra o câncer entra em fase de testes
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Butantan que revela uma substância na saliva do carrapato (Amblyomma cajennense) capaz de reduzir tumores cancerígenos, principalmente melanomas, deve entrar em fase de testes pré-clínicos nas próximas semanas. A etapa será realizada em animais e deve comprovar a eficácia da proteína conforme as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Patrocinada inicialmente pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a pesquisa, iniciada em 2003, hoje é patenteada pela empresa brasileira União Química Indústria Farmacêutica.
Cientistas afirmam ter encontrado novas espécies de animais no Peru
Cientistas da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) afirmam ter encontrado novas espécies de animais em um santuário ao norte do Peru. Foram identificados um macaco de hábitos noturnos, um novo marsupial, várias espécies de roedores e um porco-espinho, além de três espécies de anfíbios. Apenas os anfíbios já foram descritos cientificamente.
Estudo diz que fraude em pesquisas científicas aumentou dez vezes
Um estudo de pesquisadores da Faculdade de Medicine Albert Einstein, nos Estados Unidos, sugere que a proporção de artigos que foram "despublicados" por motivo de fraude aumentou em dez vezes de 1975 até os dias de hoje. A pesquisa, publicada na revista americana PNAS, analisou documentos de ciências biomédicas na base PubMed e observou que aproximadamente metade dos mais de 2 mil artigos sofreram "retratação" por envolver fraude - invenção de dados e manipulação de experimentos. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Pesquisa mostra que 7,9% das crianças no País têm enxaqueca
Queixas frequentes de dor de cabeça em crianças devem ser levadas a sério. Um estudo recente concluiu que 7,9% das crianças brasileiras de 5 a 12 anos têm enxaqueca. O levantamento, apresentado este mês no 26.º Congresso Brasileiro de Cefaleia, é o primeiro a avaliar a prevalência da enxaqueca infantil no País.
SC: dois jovens morrem após veículo capotar na BR-101 Sul
Dois jovens perderam a vida após o veículo em que estavam sair da pista, bater em uma pedra e capotar na BR-101 Sul em Santa Catarina. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu às 5h45 deste domingo, no km 357,6 da rodovia, em Jaguaruna.
Estudo sugere que cérebro feminino apresenta DNA masculino
Um estudo realizado no Centro de Pesquisas de Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos, sugere que o DNA masculino pode ser facilmente encontrado em cérebros femininos, mais comumente derivados de uma gravidez na qual o feto é do sexo masculino. Enquanto implicações médicas do DNA e células masculinas no cérebro são desconhecidas, estudos de outros tipos de microquimerismo - quando a mãe abriga material genético e células que foram trocados com o feto durante a gravidez - ligaram o fenômeno a doenças autoimunes e câncer, algumas vezes para o bem, outras para o mal.
Cientistas conseguem rejuvenescer músculos de camundongos
Pesquisadores da King"s College London, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts identificaram, pela primeira vez, o fator chave responsável por diminuir o envelhecimento de músculos, e descobriram como interromper o processo em camundongos. Mesmo que ainda seja cedo, os resultados oferecem pistas de como interferir na perda de massa muscular com a idade, que pode resultar em fraqueza e afetar a mobilidade, causando possíveis tombos no paciente.
Leia mais...