Notícias Ciência
Asteroide do tamanho de prédio de 14 andares passa "perto" da Terra
Um asteroide potencialmente perigoso, do tamanho de um prédio de 14 andares, vai passar "perto" da Terra por volta das 20 horas (horário de Brasília) desta quinta-feira (13).
Cópula entre duas moscas (Foto: Divulgação)
Estudo com moscas ajuda a entender os benefícios do sexo para a saúde
Um estudo feito com moscas fêmeas e publicado nesta terça-feira (11) traz novos indícios de como o sexo pode fazer bem à saúde. Foram registrados benefícios não só em funções relacionadas à reprodução, como a fertilidade e a libido, mas também na imunidade, na alimentação e na qualidade do sono.
Estrela é atraída por buraco negro no centro da Via Láctea, diz estudo nos EUA (Foto: Divulgação/BBC)
Buraco negro na Via Láctea ameaça "engolir" estrela e planetas, diz estudo
Uma jovem estrela e a nuvem de poeira cósmica a partir da qual seriam formados planetas ao seu redor estão sendo atraídos para um enorme buraco negro localizado no centro da nossa galáxia, segundo pesquisadores do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge, nos EUA.
Pesquisadores usam células-tronco para tratar surdez
Pesquisadores britânicos anunciaram nesta quarta-feira ter alcançado um grande avanço no tratamento da surdez, ao usar pela primeira vez células-tronco para restabelecer a audição de animais. Os autores de um estudo publicado na revista Nature dizem que conseguiram recuperar parcialmente a audição de roedores, ao reconstruir os nervos do ouvido que transmitem os sons para o cérebro. Os cientistas avaliam que o mesmo resultado em humanos permitiria que alguém incapaz de ouvir o barulho de um congestionamento consiga escutar uma conversa normal. No entanto, os pesquisadores admitem que aplicar o tratamento em seres humanos ainda é um projeto distante. Para ouvir rádio ou conversar com um amigo, as pessoas precisam que seus ouvidos convertam as ondas sonoras no ar em sinais elétricos que podem ser compreendidos pelo cérebro.
Estudo: fruta da África produz cor intensa ao refletir a luz
Um novo estudo realizado por pesquisadores britânicos e americanos descobriu uma espécie de fruto seco na floresta tropical da África com uma coloração intensa em tons de roxo. A tonalidade da Pollia condensata, que cresce na Etiópia, Angola e Moçambique, não se origina de um pigmento natural, mas de camadas sobrepostas que refletem a luz.
Médicos: testes de detecção de câncer de ovário são inúteis
Os testes recomendados para detectar um câncer de ovário em mulheres com boa saúde são inúteis e, no geral, prejudiciais, concluiu um grupo federal de cancerologistas americanos. Estes exames, que consistem na análise do sangue para detectar a substância e os marcadores biológicos vinculados ao câncer e em uma ultrassonografia de ovários, não permitem reduzir a mortalidade, segundo um grupo de trabalho do serviço de prevenção americana, o US Preventive Service Task Force.
Cientistas divulgam maior série de descobertas sobre o DNA
Na maior série de descobertas sobre o DNA humano desde a realização do projeto genoma humano, em 2003, 442 cientistas em laboratórios de três continentes divulgaram nesta quarta-feira (5) um pacote de 30 estudos.
Leia mais...
Espécie de "mariposa-poodle" fotografada por cientista na Venezuela (Foto: Arthur Anker/Flickr/Reprodução)
Espécie de "mariposa-poodle" intriga cientistas pelo mundo
Uma espécie estranha de "mariposa-poodle" fotografada na Venezuela intriga cientistas pelo mundo. A imagem, feita pelo zoólogo Arthur Anker em 2009, quando ainda era pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), rodou o mundo e virou o assunto da semana entre pesquisadores interessados em novos animais.
Menina surpreendeu os médicos
Menina se recupera após sofrer derrame ainda no útero da mãe
Uma menina britânica surpreendeu médicos em Liverpool, na Inglaterra, ao se recuperar de um derrame que sofreu ainda no útero da mãe. Segundo os especialistas que acompanharam o caso, Maddie certamente não conseguiria andar, nem falar devido ao problema. Agora, ela se prepara para ir para a escola.
Pesquisa com rato sem pelo pode estender vida humana a até 200 anos
Cientistas europeus trabalham para desvendar todos os genes dos ratos toupeiras. Sem pelos e dentuço, o bicho de aparência estranha, pode ajudar a prolongar a vida humana.
Leia mais...