Notícias Ciência
Um diurético pode melhorar certos sintomas do autismo
Um medicamento diurético poderia atenuar a severidade de certos distúrbios do autismo, segundo um estudo realizado por cientistas do Inserm (Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica francês), divulgado esta terça-feira. O ensaio foi realizado pelo método duplo-cego aleatório, que permite analisar a eficácia de um novo medicamento, evitando que o cientista e o indivíduo testado tenham conhecimento se a substância usada é experimental ou uma substância inócua.
Leia mais...
Nasa faz foto da Terra à noite e capta luzes; fotos
Quase 40 anos depois do dia em que a tripulação da Apollo 17 capturou a famosa imagem da Terra como uma "bola de gude azul" flutuando no espaço, em 7 de dezembro de 1972, a Nasa divulgou um vídeo mostrando o planeta à noite, como uma "bola de gude preta".
Leia mais...
Cientistas descobriram variação de gene que incentiva consumo exagerado de álcool.
Cientistas descobrem gene da "bebedeira"
Cientistas acreditam ter descoberto uma variação de um gene que incentiva o consumo exagerado de álcool em algumas pessoas. O gene, conhecido como RASGRF-2, eleva o nível de substâncias químicas presentes no cérebro associadas à sensação de felicidade e acionadas com a ingestão de bebidas alcoólicas, informou a revista científica PNAS.
Leia mais...
Dois tipos de quimio podem acelerar tumor
Um estudo publicado neste domingo (2) pela revista científica “Nature Medicine” mostra que dois tipos comuns de quimioterapia podem, na verdade, acelerar o crescimento dos tumores, em vez de apenas combater o câncer.
Leia mais...
Inca aponta menor incidência de tipos de câncer em cidades brasileiras
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou, nesta terça-feira (27), publicação que aponta queda nas taxas de incidência e mortalidade para alguns tipos dessa doença em diferentes cidades brasileiras. São exemplos o tumor maligno do colo do útero e o câncer de pulmão.
Nasa observa tempestade de poeira em Marte
A agência espacial americana (Nasa) revelou nesta segunda-feira ter observado, por meio do robô Opportunity, uma enorme tempestade de poeira na superfície de Marte, que produziu mudanças atmosféricas no planeta. É a primeira vez desde 1970 que a Nasa estuda este fenômeno da órbita e também de uma estação meteorológica na superfície de Marte, destacou o site da agência espacial. "Isto é agora uma tempestade de poeira regional", afirmou Rich Zurek, chefe científico para Marte do Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena, Califórnia.
Cientistas descobrem expectativa de vida de aves pelo DNA
Pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, descobriram a expectativa de vida de animais ao analisar os telômeros - as "pontas" do DNA - de cada um. Os cientistas analisaram o código genético de 320 pássaros em uma pequena e isolada ilha durante 20 anos. O estudo foi divulgado na revista Molecular Ecology nesta segunda-feira.
Gravidade ajuda telescópio Hubble a captar luzes de galáxia
A agência espacial Americana Nasa divulgou nesta quinta-feira (15) a imagem de uma galáxia que pode ser a mais distante já vista pelo homem. Para identificá-la, os astrônomos usaram o telescópio espacial Hubble, e ainda tiveram uma “mãozinha” de um fenômeno segundo o qual grandes grupos de galáxias desviam a luz de outras galáxias que estão atrás delas com sua gravidade, atuando como "lentes cósmicas".
Mulheres ainda estão em desvantagem no mercado de trabalho
Quando o assunto é a carreira profissional das mulheres, pesquisas já revelaram que elas ganham apenas 77% do que os homens arrecadam. Mas um novo estudo mostrou que a diferença entre os sexos no mercado de trabalho vai muito além do dinheiro. As informações são do site da revista Cosmopolitan.
Descoberta estranha mutação genética vinculada a Alzheimer
Um grupo de cientistas descobriu uma estranha mutação genética que parece triplicar o risco de desenvolver Alzheimer e proporciona importantes pistas sobre como funciona esta enfermidade, incurável até o momento. Cientistas de duas equipes independentes chegaram ao mesmo resultado, publicado na quarta-feira em dois estudos da revista médica semanal New England Journal of Medicine. De acordo com as investigações, uma mutação do gene TREM2, que ajuda a controlar as respostas do sistema imunológico, é de três a quatro vezes mais frequente nos pacientes idosos com Alzheimer que nos que não sofrem a doença.
Leia mais...