Notícias Agronegócios
Crise na bovinocultura faz aumentar abate de fêmeas em Mato Grosso
Já começam a aparecer os primeiros prejuízos na bovinocultura mato-grossense provocados pela morte das pastagens. A falta de renovação das áreas aumentou consideravelmente o abate de fêmeas na região. Isso indica que não há muitos animais disponíveis para a venda, o que vem obrigando o produtor a comercializar as matrizes. Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que o abate de fêmeas aumentou 65% em um ano.
Leia mais...
Boi Gordo: oferta continua restrita em MT
Os números mostram que o aumento de animais confinados em 2011 em relação ao ano passado foi de 34,7%. Em 2010 foram confinados 592.834 mil animais e o levantamento realizado Imea - Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária de MT mostra que existe a intenção de confinar 798.410 mil cabeças em 2011, desses, 90,2% do gado magro já foram adquiridos, mas a aquisição de volumoso é de apenas 40,4%. “Isso demonstra que a intenção de confinamento pode diminuir, pois o item alimentação representa mais de 20% do custo do confinamento”, analisa o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat – Luciano Vacari.
Leia mais...
2º Levantamento de Intenção de confinamento de gado em MT
A Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat, apresenta amanhã, 28 de julho, às 14 horas, durante coletiva com a imprensa, o segundo levantamento de intenção do produtor de Mato Grosso em investir no sistema de confinamento de gado.
Leia mais...
Documentário mostra perigos do uso de agrotóxicos
Vanderlei Matos da Silva morreu aos 29 anos vítima de problemas no fígado após passar três anos e meio misturando defensivos químicos para uso no cultivo de abacaxi. Almiro Rodolfo Ludtke foi parar no hospital com sintomas de intoxicação depois de um dia de trabalho na lavoura de milho. Já Adonai Soares dos Santos teve dificuldade para obter financiamento para a safra porque não queria usar agrotóxicos.
Nova cultivar da Embrapa aumenta a produtividade de arroz
Os produtores de arroz do Sul do País poderão contar, no plantio da próxima safra, que em algumas regiões têm início no mês de setembro, com a cultivar BRS Sinuelo CL, lançada neste ano pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Essa cultivar foi desenvolvida pela Embrapa Clima Temperado e Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com a BASF. Sua comercialização está sob a responsabilidade da Embrapa Transferência de Tecnologia.
Leia mais...
Produtores podem ficar sem milho para suínos
Os criadores de suínos de Mato Grosso continuam a amargar prejuízos diários por conta do alto custo de produção no Estado. Recentemente a Acrismat (Associação dos Criadores) solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a realização de leilões de milho com prêmio de compra para os produtores do Estado, nos mesmos moldes do Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor).
Leia mais...
Algodão: colheita pouco avança e está em 18% no Estado
A colheita do algodão em Mato Grosso continua em ritmo lento e registra a marca de 18% até sexta-feira (15). Em comparação com os dados da semana passada, o processo avançou apenas 4%.
Leia mais...
Estudo avalia solo que evita doença agrícola
Alguns solos são capazes de eliminar naturalmente bactérias e fungos que poderiam causar doenças em plantas. Um estudo, divulgado recentemente na revista científica Science, desvenda os mecanismos que tornam tais solos tão convenientes para a agricultura. O autor principal do artigo trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Leia mais...
Produtores de soja plantaram fora de época em MT e calculam perdas
A colheita do milho safrinha está acelerada no norte de Mato Grosso. Produtores que arriscaram plantar fora da época recomendada enfrentam problemas por causa da seca.
Leia mais...
Abertura de empresas aumenta 27,43% em relação a 2010 em MT
Os números contabilizados pela Junta Comercial do Estado de Mato Grosso no primeiro semestre são animadores. Houve um aumento de 27,43% em relação a 2010 em abertura de empresas no Estado, contabilizando o MEI (Micro Empreendedor Individual). E com estimativa de maior crescimento até o final do ano, estimulada pelo bom momento que Mato Grosso vivencia.
Leia mais...