Notícias Agronegócios
Sorriso: recolhimento de embalagens de agrotóxicos aumenta 5%
Com a chegada de mais uma central de recebimento, os produtores de Sorriso estão retirando do campo, cada vez mais, as embalagens vazias de agrotóxicos.
Leia mais...
Pasto cederá espaço para lavouras no estado.
Agricultores apostam no Araguaia para elevar produção de grãos em MT
Um misto de terras férteis, luminosidade e chuvas regulares têm atraído agricultores a investir na região Araguaia, situada na porção Nordesde do estado. Para a chamada "última fronteira agrícola", projeta-se um crescimento considerável na produção de grãos nos próximos anos a partir da incorporação de terras degradadas. Atualmente, o Araguaia possui 6 milhões de hectares em áreas de pastagem. É a maior de Mato Grosso, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Leia mais...
Congresso de Pesquisa em Pinhão Manso tem mais de 160 trabalhos inscritos
O pinhão-manso é considerado cultura potencial para atender ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Pesquisas, resultados e perspectivas que contribuam para o desenvolvimento dessa cultura no país serão discutidos durante o II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso (II CBPPM), que acontecerá em Brasília nos próximos dias 29 e 30 de novembro. O evento é uma promoção da Embrapa e da Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Leia mais...
Soja e outros produtos puxaram alta em renda.
Renda agrícola pode crescer 45% este ano em MT, diz ministério
O faturamento com a produção agrícola em Mato Grosso deve crescer 45,6% neste ano na comparação com 2010. A estimativa é do Ministério da Agricultura e Pecuária e mostra que o Valor Bruto da Produção pode atingir a cifra de R$ 31,7 bilhões no estado. No ano passado, foram R$ 21,8 bilhões. Em percentuais, o crescimento mato-grossense foi o maior frente aos demais estados região Centro-Oeste e o segundo em todo o território nacional.
Leia mais...
Agropecuária suspende atividades de confinamento
As atividades de confinamento realizadas pela Agropecuária Ponto Ltda, no município de Matupá (695 km ao norte de Cuiabá), foram suspensas até que o empreendimento obtenha as licenças necessárias para funcionamento perante a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A determinação consta em um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso após a ocorrência, na semana passada, de dano ambiental provocado pelo vazamento irregular de resíduos sólidos oriundos do confinamento da referida agropecuária.
Leia mais...
Frente da Agropecuária debate reestruturação da Empaer-MT
O deputado estadual Zeca Viana (PDT) convocou reunião ordinária da Frente Parlamentar da Agropecuária, amanhã, às 15h. Na pauta do encontro que vai acontecer no auditório da Assembleia Legislativa está a reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Leia mais...
Sedraf dá início à entrega de insumos do ‘Pacote da Agricultura Familiar’ em MT
A Central de Comercialização de Várzea Grande foi o local escolhido para armazenar e facilitar a distribuição dos insumos agrícolas que fazem parte do ‘Pacote de Fortalecimento da Agricultura Familiar’, maior investimento já realizado pelo Governo do Estado voltado aos pequenos produtores.
Leia mais...
Pesquisadores lançam em MT capim elefante para a alimentação bovina
O cultivar Canará, material genético do capim elefante considerado por pesquisadores o mais produtivo para alimentação bovina, será lançado em Mato Grosso, no mês de março de 2012. Conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o produto é como uma das mais importantes forrageiras tropicais, devido ao seu elevado potencial de produção de biomassa, fácil adaptação aos diversos ecossistemas, boa aceitação pelos animais e muito utilizada na alimentação de rebanhos.
Leia mais...
MT inicia amanhã vacinação contra aftosa em 28 milhões de animais
A Campanha de vacinação de combate a febre Aftosa começa, amanhã, em todas as regiões de Mato Grosso, e segue até o dia 31 de novembro, sendo que nas propriedades localizadas no Pantanal Mato-grossense este prazo se estende até o dia 15 de dezembro, em função das dificuldades de logística dos pecuaristas daquela região. É obrigatória a vacinação em bovinos e bubalinos de todas as idades - "de mamando a caducando" - sendo que o prazo de comunicação às Unidades do Instituto de Defesa Agropécuáia do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) é até o dia 10 de dezembro.
Leia mais...