Notícias Agronegócios
Atrasada, venda de milho chega a 43% de 17 milhões de toneladas em MT
A comercialização do milho em Mato Grosso chegou aos 43,3% na segunda semana deste mês de julho. Para esta safra é esperada uma produção de 17 milhões de toneladas do grão. Em relação ao mês de junho, quando 36,2% estavam vendidos, houve um crescimento de 7,1 pontos percentuais. Frente a julho do ano passado, quando as vendas estavam em 64,5%, há um atraso de 21,2 pontos percentuais.
Leia mais...
Rentabilidade da soja recua em MT, mas avança no PR
Apesar da combinação de produção e preços recorde, os produtores de soja de Mato Grosso amargaram uma queda de rentabilidade no ciclo 2012/13, que termina oficialmente no fim do mês.
Porto de Santos escoou 66% da soja de MT em maio
Este porto foi responsável por 66% de toda a soja em grão enviada ao exterior pelo Estado neste mês, porcentagem equivalente ao volume de 1,6 milhão de toneladas da oleaginosa. Também através de Santos foram embarcados 67% das 439 mil toneladas de farelo oriundas de Mato Grosso, correspondentes ao volume de 296 mil toneladas.
Rota ao norte do país se torna mais importante ano-a-ano para MT
Em um momento em que o Brasil discute soluções para o caos logístico, a hidrovia formada pelos rios Madeira e Amazonas segue como uma alternativa pioneira e economicamente viável para o escoamento de safras de grãos. Responsável por praticamente metade da exportação de grãos entre os principais portos do Norte e Nordeste do Brasil, o corredor hidroviário formado pelos rios Madeira e Amazonas foi criado em 1997 pelo Grupo André Maggi, por meio da Hermasa, sua divisão de Navegação.
China lidera soja intacta; MT também plantará e dev ser mais rentável
A nova variedade é muito resistente a lagarta e reduzirá consideravelmente a necessidade de usar defensivos para combater a lagarta que ataca o plantio. "Tava liberada no Brasil mas na China não. Como é transgênica, havia necessidade de obter a autorização chinesa para também termos a garantia de venda desta variedade para a China. Agora, o ministro conseguiu a liberação para os sojicultores plantarem nos diversos Estados brasileiros", explicou, ao Só Notícias/Agronotícias, o secretário de Política Agrícola, Neri Geller. "É um grande avanço que o governo proporciona para fortalecer ainda mais o setor. Há dois anos que o ministério estava trabalhando para obter a liberação dos chineses", acrescenta Neri.
Em MT, utilização da capacidade dos frigoríficos bate recorde
A utilização da capacidade instalada dos frigoríficos de Mato Grosso aumentou 4,7 pontos percentuais no primeiro quadrimestre deste ano. Com um abate de 1,93 milhão de cabeças de bovinos, foi ampliado de 41% para 45,7% a utilização das plantas em operação e fora de operação do estado.
Proibição de herbicida que combate lagarta preocupa produtores de MT
A proibição do uso de um herbicida nas lavouras plantadas na Bahia preocupa o setor produtivo de Mato Grosso. O produto, que não tem registro no país, tem sido usado para controlar a incidência da lagarta helicoverpa armígera, que ataca diversas culturas e causa grandes danos às plantações. Em Mato Grosso, a presença da lagarta foi confirmada em Rondonópolis e Primavera do Leste, respectivamente, a 218 e 239 quilômetros de Cuiabá.
Secretária de Agricultura de Diamantino define combate à soja guaxa
Para eliminar à soja guaxa (planta que nasce "solteira" e fora de época) a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente desenvolverá a campanha junto aos produtores e contará com o apoio na conscientização de empresas do setor agrícola.
Pé de soja cultivado em Santa Carmen já foi para o livro dos recordes (Foto: Reprodução/TVCA
Pé de soja de quase 2 metros é eleito o maior de Mato Grosso em concurso
Um concurso realizado neste domingo (26) na comunidade Ivani em Santa Carmen, a 493 quilômetros de Cuiabá, elegeu o maior pé de soja de 2013, contendo. O vencedor tinha 1,70 metro de altura e 11.913 vagens, enquanto um pé de soja normal possui em média 100 vagens e, no máximo, 80 centímetros de altura, e foi cultivado pelo agricultor Benito Fortuna, que também havia ganhado o título no ano passado.
Leia mais...
Mato Grosso registra 27 focos de raiva bovina em cinco meses
Mais dois focos de raiva em bovinos foram registrados em Mato Grosso neste ano, de acordo com o Instituto Nacional de Defesa Agropecuária (Indea). Desta vez foi no perímetro da cidade de Chapada dos Guimarães, na região Centro-Sul do estado. Em todo o estado, entre os meses de janeiro a maio deste ano, o número de incidências já chegou a 27.