Notícias Política
STJ nega pedido da defesa e ex-deputado de MT continua preso
Por quatro votos a um, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (SJT) negou na tarde desta terça-feira (10) seguimento a agravo regimental feito pela defesa do ex-deputado estadual José Riva, preso preventivamente desde o dia 21 de fevereiro no Centro de Custódia de Cuiabá. Com isso, o ex-parlamentar deverá continuar preso. Os ministros do STJ argumentam que não podem apreciar o pedido enquanto o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) não julgar um pedido da defesa de Riva que tramita naquela instância.
Dilma culpa crise mundial por dificuldades e pede 'paciência'
Em pronunciamento à nação em cadeia de rádio e televisão na noite deste domingo (8), por ocasião do Dia da Mulher, a presidente Dilma Rousseff admitiu que o Brasil passa por dificuldades, consequências da crise financeira mundial e da "maior seca da história", e pediu paciência aos brasileiros. Disse ainda que o governo absorveu, até o ano passado, todos efeitos negativos da crise e que "agora" tem "que dividir parte deste esforço com todos os setores da sociedade".
Aécio diz que Dilma deveria ter 'pedido de desculpas'
Após a reação negativa registrada em algumas cidades e realização de panelaço contra o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff na noite deste domingo, 8, o candidato derrotado nas eleições, senador Aécio Neves (PSDB), usou as redes sociais para criticar a fala de presidente. "Os brasileiros estão irritados e preocupados. E sabem bem com o quê e com quem", escreveu.
Janaína Riva abre mão de presidência da CPI das obras da copa
A deputada estadual Janaina Riva (PSD) informou à mesa diretora da Assembleia Legislativa que abre mão de ser presidente ou relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar as denúncias de irregularidades nas obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo, em especial a de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
AMM diz que repasse do Fethab para MP e TJ é grave e tomará medidas
O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PSD), afirma que o repasse de R$ 6,2 milhões provenientes do Fethab para o Tribunal de Justiça e Ministério Público e R$ 14,1 milhões como pagamento de serviços prestados é um contrassenso e de extrema gravidade. Ele afirma que os recursos do Fundo deveriam ser aplicados na recuperação e conservação das estradas não pavimentadas, pontes e bueiros que, segundo Neurilan, causam prejuízos aos produtores rurais e ao transporte escolar.
Silval e o escândalo do VLT
No meio do furacão por causa de escândalos que abateram o seu governo, Silval buscou reforçar não só o corpo jurídico, mas também a comunicação. Contratou um assessor de imprensa. E forçou a barra ao tentar transformar em pauta positiva a audiência que teve com o governador Taques, nesta segunda. As articulações pró-Silval disseminaram na imprensa que o ex-governador se colocou à disposição para prestar qualquer esclarecimento sobre a questionada obra do VLT, mas não apresentou ou deixou no Palácio Paiaguás qualquer documento para ajudá-lo em sua defesa.
AMM e redução de diretores
O novo presidente da AMM, Neurilan Fraga (PSD), está disposto a enxugar o quadro administrativo da entidade. Enquanto aguarda o resultado de um diagnóstico da situação financeira, administrativa e operacional, ele mantém os mesmos funcionários da gestão do seu colega de partido, Chiquinho do Posto.
Ex-governador diz que não teme ser preso e não fugirá do país
O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou que não teme ser preso e que não fugirá do país, no que seria uma suposta tentativa de escapar de eventuais ações judiciais.
Blairo não acredita na refundação do PL
O senador Blairo Maggi (PR) afirmou que aprovação do Projeto de Lei 4/2015, que impede a fusão de partidos com menos de cinco anos de criação, deve prejudicar a proposta do presidente nacional do PSD, ministro Gilberto Kassab, de refundar o PL. “Acho muito difícil com esse cenário de regras rígidas para fusão de partidos, a continuidade do PL”.
Nova promessa do governo é de 13 aeroportos em MT serem ampliados e modernizados este ano
As obras de ampliação e modernização de aeroportos de 13 municípios mato-grossenses podem começar a partir do segundo semestre deste ano. A confirmação foi feita pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha. A principal justificativa para a demora, segundo ele, são entraves nos licenciamentos ambientais. Seria o caso do aeroporto João Figueiredo, em Sinop, que ainda não tem equipamentos para voos por instrumentos, o que estaria ligada a decisão de uma companhia para suspender dois voos noturnos. Aeroportos de Alta Floresta, Matupá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, São Félix do Araguaia, Vila Rica, Juara e Juína devem ter infra-estrutura melhor.