Artigos
Opinião A urgência de viver o Amai-vos
Na Boa Nova de Jesus, aprendemos com o Preceptor Celestial que é imprescindível amar-nos uns aos outros como Ele nos tem amado (Evangelho segundo João, 13:34). E mais: passamos a definir qualquer situação, de modo que a necessidade do ensinamento do Senhor quanto à “ Essência de Deus para a Vida” — que é o Mandamento Novo, na definição do saudoso fundador da Legião da Boa Vontade Alziro Zarur (1914-1979) — seja efetiva. Fica patente esse anseio que temos de ser felizes, razão por que nos devemos esforçar com decisão, de forma que haja uma Sociedade Solidária Altruística Ecumênica. Para que o Respeito, a Fraternidade, a Solidariedade, a Compaixão possam fazer realmente vigorar a Verdade e a Justiça. (...)
Opinião Despedida
O papa Francisco, de fala simples e gestual, fez o seu melhor discurso no Brasil no seu encontro com os bispos da América Latina, no Sumaré.
Opinião Mais motivação para a vivência cristã
Bafejados pelas palavras de otimismo, fé e fraternidade, mas principalmente pelos exemplos destas virtudes, exponencialmente multiplicados pela simplicidade demonstrada pelo líder maior da igreja católica, o Papa que elegeu para si o nome Francisco, justamente em referência a Francesco Bernardone, nosso amado Francisco de Assis, o povo brasileiro se encontra verdadeiramente abençoado e alegre.
Opinião As fases da vida
O que dizer das fases da vida? Já imaginou quantas transformações existem em diversos estágios da vida? Com certeza é um grande aprendizado, vez que a vida é a melhor escola que o ser humano possui. E hoje o que me levou a refletir e a escrever foram umas fotos enviadas pelo whatsApp através de uma amiga da época da faculdade em 2002.
Opinião Humanismo, a nova ideologia
Estamos enfrentando grandes dificuldades para compreender e trafegar nas profundas transformações pelas quais passa o mundo, o Brasil e o nosso estado. Compreender que encerrou os ciclos do capitalismo e do socialismo radicais para um tempo em que as pessoas sejam o centro de tudo, é muito complexo. Leva um tempo pra ser compreendido. O espírito do século 21 é esse mesmo: o humanismo.
Opinião Epa-epa
Segundo a economista Maria Conceição Tavares, “a todo ciclo de oba-oba corresponde um surto de epa-epa."
Opinião Duas Leis, Um Só Objetivo
A democracia exige a participação de todos os integrantes do Estado. Não na condição de simples eleitores, nem na situação de apenas contribuintes ou, tampouco, na figura de assistidos. Mas, de fato, como cidadãos. O que requer de cada um deles uma formação específica e apropriada. Até para o progresso do viver democrático, que é construído com tijolos da impessoalidade, os quais são assentados pela argamassa da transparência. Pois a democracia é, em linha geral, o regime do poder visível, do governo em público. Nada por debaixo do tapete. Tudo às claras. Para que os associados possam acompanhar e analisar os passos dos agentes públicos, lotados em todas as esferas dos poderes, a exemplo de quanto gastam e como gastam o dinheiro público.
Opinião Novo Brasil, novo Mato Grosso
Durante a sua história o Brasil infelizmente, quase sempre caminhou empurrado por golpes de Estado ou oportunismos políticos. De fato, somente no Movimento "Diretas Já" o povo foi às ruas contra o governo e contra os militares, pela redemocratização do País.
Opinião O clamor que vem da ruas
Creio que as manifestações que houve em todo Brasil é um recado muito duro aos políticos atuais, pois muitos deles estão governando sem pensar na população principalmente nos menos favorecidos.
Os protestos contra a corrupção a impunidade e a má versão do dinheiro público é na verdade uma bomba armada há muitos anos pela classe política, mas poderá ser desarmada pela sociedade através destas manifestações.
Leia mais...
Os protestos contra a corrupção a impunidade e a má versão do dinheiro público é na verdade uma bomba armada há muitos anos pela classe política, mas poderá ser desarmada pela sociedade através destas manifestações.
Opinião Novas Tarefas, Novos Desafios
Os Tribunais de Contas têm recebido inúmeras críticas pelo país afora. Muitas delas bastante procedentes, mas outras tantas estão longe de terem sentido. Mesmo assim, elas continuam, e fazem coro àquelas, o que tornam as segundas mais fortes que em outros momentos históricos, quando elas também apareceram, ainda que acanhadas, e até por causa de uma ou outra indicação para preencher a cadeira deixada por quem se aposentava. O indicado, na maioria das vezes, contrariava determinado segmento político. Explica-se, então, o porquê alguns nomes aprovados foram fortemente repudiados e outros, nem tanto. As páginas da imprensa mato-grossense, por exemplo, são também ricas neste particular, assim como igualmente são ao realçar que, atualmente, o TCE/MT vem desempenhando uma série de tarefas importantes e imprescindíveis.
Leia mais...