Artigos Opinião
As fases da vida
O que dizer das fases da vida? Já imaginou quantas transformações existem em diversos estágios da vida? Com certeza é um grande aprendizado, vez que a vida é a melhor escola que o ser humano possui. E hoje o que me levou a refletir e a escrever foram umas fotos enviadas pelo whatsApp através de uma amiga da época da faculdade em 2002.
Humanismo, a nova ideologia
Estamos enfrentando grandes dificuldades para compreender e trafegar nas profundas transformações pelas quais passa o mundo, o Brasil e o nosso estado. Compreender que encerrou os ciclos do capitalismo e do socialismo radicais para um tempo em que as pessoas sejam o centro de tudo, é muito complexo. Leva um tempo pra ser compreendido. O espírito do século 21 é esse mesmo: o humanismo.
Epa-epa
Segundo a economista Maria Conceição Tavares, “a todo ciclo de oba-oba corresponde um surto de epa-epa."
Duas Leis, Um Só Objetivo
A democracia exige a participação de todos os integrantes do Estado. Não na condição de simples eleitores, nem na situação de apenas contribuintes ou, tampouco, na figura de assistidos. Mas, de fato, como cidadãos. O que requer de cada um deles uma formação específica e apropriada. Até para o progresso do viver democrático, que é construído com tijolos da impessoalidade, os quais são assentados pela argamassa da transparência. Pois a democracia é, em linha geral, o regime do poder visível, do governo em público. Nada por debaixo do tapete. Tudo às claras. Para que os associados possam acompanhar e analisar os passos dos agentes públicos, lotados em todas as esferas dos poderes, a exemplo de quanto gastam e como gastam o dinheiro público.
Novo Brasil, novo Mato Grosso
Durante a sua história o Brasil infelizmente, quase sempre caminhou empurrado por golpes de Estado ou oportunismos políticos. De fato, somente no Movimento "Diretas Já" o povo foi às ruas contra o governo e contra os militares, pela redemocratização do País.
O clamor que vem da ruas
Creio que as manifestações que houve em todo Brasil é um recado muito duro aos políticos atuais, pois muitos deles estão governando sem pensar na população principalmente nos menos favorecidos.
Os protestos contra a corrupção a impunidade e a má versão do dinheiro público é na verdade uma bomba armada há muitos anos pela classe política, mas poderá ser desarmada pela sociedade através destas manifestações.
Leia mais...
Os protestos contra a corrupção a impunidade e a má versão do dinheiro público é na verdade uma bomba armada há muitos anos pela classe política, mas poderá ser desarmada pela sociedade através destas manifestações.
Novas Tarefas, Novos Desafios
Os Tribunais de Contas têm recebido inúmeras críticas pelo país afora. Muitas delas bastante procedentes, mas outras tantas estão longe de terem sentido. Mesmo assim, elas continuam, e fazem coro àquelas, o que tornam as segundas mais fortes que em outros momentos históricos, quando elas também apareceram, ainda que acanhadas, e até por causa de uma ou outra indicação para preencher a cadeira deixada por quem se aposentava. O indicado, na maioria das vezes, contrariava determinado segmento político. Explica-se, então, o porquê alguns nomes aprovados foram fortemente repudiados e outros, nem tanto. As páginas da imprensa mato-grossense, por exemplo, são também ricas neste particular, assim como igualmente são ao realçar que, atualmente, o TCE/MT vem desempenhando uma série de tarefas importantes e imprescindíveis.
Leia mais...
DESAFIOS URBANOS DE CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE
Dentro de seis anos Cuiabá, a outrora “cidade verde”, estará festejando seus 300 anos, quando deverá ter uma população total estimada de 630 mil habitantes, dos quais 622 estarão vivendo na área urbana e apenas oito mil na zona rural. Juntamente com Várzea Grande, a capital integra o Aglomerado urbano, praticamente apenas uma única cidade, tendo o Rio Cuiabá como elemento para separar o território dos dois municípios.
Vandalismo Não É Democrático
O viver em democracia não é tarefa fácil. Requer uma série de cuidados, bem como de um aprendizado. Aprendizado que pode ser dificultado quando se teve uma longa experiência de ditaduras. Isso pode ser um complicador, e, na verdade, o é. Mas não o bastante para que não se possa trilhar nos caminhos da liberdade. Pois é esta o alicerce por onde se assenta os tijolos que darão sustentação a vida democrática. Uma vida que jamais pode, ou deve ser confundida com aquela regada por atos que contrariam o diálogo e a negociação, a exemplo do ataque de vandalismo ou terrorismo.
Acesso à Informação
Transparência, impessoalidade e acesso a informação são peças imprescindíveis para a existência de um Estado democrático. Este Estado não nasce do nada, nem surge por decreto e, tampouco, vem como presente. Pois é ele fruto de uma eterna construção, regido pelo signo do direito, cujo regime é o do poder visível, uma vez que nada pode permanecer confinado no espaço do mistério. Assim, todas as ações dos agentes públicos devem estar às claras, coisa alguma por debaixo do tapete, até para o melhor acompanhamento e avaliação da população.