Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Segunda - 02 de Agosto de 2010 às 19:23
Por: DIANA BRITO

    Imprimir


Os atrasos registrados em mais da metade dos voos da Gol nesta segunda-feira podem ter sido provocados por um acordo feito entre a companhia e o Sindicato Nacional dos Aeronautas para que os tripulantes não ficassem sobrecarregados. De acordo com o secretário-geral do sindicato, Sergio Dias, o acordo foi feito para que os funcionários não excedessem o limite de horas de voo previsto por lei.

Balanço da Infraero (estatal que administra os aeroportos), divulgado às 20h desta segunda-feira, aponta que dos 711 voos da Gol programados em todo o país desde a 0h, 373 (52%) atrasaram mais de 30 minutos. Além disso, 90 (13%) voos foram cancelados.

"Participamos de duas reuniões para levar denúncias para a empresa sobre a questão da sobrecarga dos tripulantes. Nós cobramos algumas posições da empresa e ela tomou por liberalidade fazer alguns cancelamentos de voos para estancar esse problema", afirmou Dias à Folha.

O uso excessivo da tripulação, de acordo com o diretor, contraria as normas da aviação. "No primeiro semestre, tivemos 800 denúncias de funcionários por vários descumprimentos, entre eles o excesso de jornada e a falta de folga", disse.

O cumprimento das regras relativas à jornada de trabalho de seus tripulantes é o argumento que a Gol usou, hoje, para justificar os atrasos nos voos. De acordo com nota divulgada pela empresa, com grande quantidade de voos no último dia 30, "algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia".

De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o problema com a Gol foi provocado pela "implantação de um novo sistema de escalas, o que ocasionou a falta de tripulantes". A Gol disse ainda que o problema foi agravado pelo tráfego aéreo intenso.

Funcionários da companhia no aeroporto de Congonhas, que não quiseram se identificar, informaram que está sendo discutida uma possível paralisação geral para o próximo dia 13. A reivindicação seria reajuste salarial e concessão de benefícios.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/90605/visualizar/