Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Terça - 17 de Agosto de 2010 às 17:01

    Imprimir


A Universidade Aberta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) juntamente com o Campus Cuiabá - Bela Vista do IFMT, receberam os alunos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Química do Pólo de Ribeirão Cascalheira para a realização das aulas presenciais do Curso de Extensão em Boas Práticas Laboratoriais. As aulas práticas aconteceram no Laboratório de Química nos dias 7 e 8 de agosto.

O curso de extensão é dirigido aos alunos do UAB/IFMT que cursam Licenciatura em Química, têm objetivo ser responsável pela gestão e funcionamento de laboratórios de ensino na área de química, possibilitando trabalhar com diversas substâncias químicas, vidrarias e equipamentos, minimizando risco de acidentes. O público alvo são todos os alunos que atuam ou pretendem atuar em laboratórios de ensino ou pesquisas em Química ou áreas afins, incluindo Coordenadores, Professores, Químicos e Analistas, Técnicos entre outros.

Os participantes receberão Certificado de 80 horas/aula, sendo 40 horas/aula teóricas na plataforma moodle da UAB/IFMT e 40 horas/aula de atividades práticas nos Laboratórios de Química do Campus Bela Vista. Além disso, os participantes receberão um certificado.

A atividade serviu para a capacitação de um aluno bolsista e um estagiário do campus Cuiabá Bela Vista, um tutor Presencial de Ribeirão Cascalheira e um servidor do município de Ribeirão Cascalheira.

As tutoras do curso em Boas Práticas Laboratoriais são as servidoras do quadro efetivo da Coordenação de Laboratórios da área de Química do Campus Cuiabá- Bela Vista, Aline de Arruda Benevides, Andreia Andreolli Silvestre e Milena Athie Goulart. Todas técnicas em química e ex-alunas do campus.

A tutora Aline de Arruda Benevides, falou sobre a importância de oferecer esse curso para os estudantes, "uma das principais causas de acidentes em laboratórios é provocada pelo fator humano, um maior esforço deve ser concentrado na sua educação, visto que, alguns profissionais tendem a menosprezar os riscos, levando em consideração somente a execução do experimento. Em laboratórios de ensino, como também nos laboratórios de pesquisa das instituições, alguns profissionais e estudantes não dominam de forma adequada os assuntos de segurança em laboratório para responder em casos emergenciais”, destacou a servidora.

Ela relatou que é imprescindível que os assuntos referentes à segurança em laboratórios definam procedimentos que possam contribuir para que se adquiriram uma postura efetiva no uso destes, garantindo assim o máximo de segurança possível, não apenas individualmente, mas também a todos que frequentam e fazem parte da rotina de um laboratório. “Quando estes procedimentos não são esclarecidos, esses profissionais se expõem à agressividade de muitas substâncias, tendo em vista que muitas destas agem sobre o organismo a longo prazo. Por isso, o que almejamos é que este curso contribua para a ordem, planejamento, qualidade e segurança dos profissionais e futuros profissionais de laboratório, ressalta a servidora.

Os alunos viajaram uma distância de 850 quilômetros, tendo como parceiro a Prefeitura de Ribeirão Cascalheira que cedeu o ônibus. Aproveitando a viagem, foi ministrada aula prática da disciplina de Química Analítica, com a professora mestre, Dirce Arruda, visando a análise qualitativa e estabelecendo a identidade química das espécies presentes em uma amostra através de experimentos laboratoriais.

Vale lembrar que, este foi apenas o primeiro encontro. Entre os dias 04 e 05 de novembro terá novas aulas, e desta vez os alunos farão provas práticas em laboratórios como avaliação do curso de extensão.

Mais informações sobre o segundo encontro podem ser obtidas com a Coordenadora dos Laboratórios da Área de Química, Aline Benevides: aline.benevides@blv.ifmt.edu.br.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/90304/visualizar/