Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Terça - 17 de Agosto de 2010 às 17:41

    Imprimir


Produtores de leite da região de Santo Antônio do Leverger, Jaciara e Juscimeira terão uma ajuda a mais para controlar os custos de sua produção. Uma equipe de professores do Campus São Vicente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) vai implantar um projeto de extensão de informatização pecuária que auxiliará os produtores na administração de suas finanças.

O projeto, aprovado pelo Fundo de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), faz parte do projeto de dedicação exclusiva do professor mestre do IFMT, Henri Cocaro, e é dividido em duas etapas. Na primeira será feita uma pesquisa para identificar cinco softwares comerciais de gestão da pecuária de leite, que permitam o controle de custos. Desses cinco, aquele que apresentar um conjunto de relatórios econômicos mais completo será o escolhido para monitorar os dados econômicos de 20 produtores de leite da região em que o Campus São Vicente está localizado.

O projeto receberá da Fapemat R$ 10 mil para sua implantação. Segundo o professor mestre Henri Cocaro, a atividade de extensão será colocada em prática a partir de outubro deste ano. “Nós vamos nos dividir em equipes de um professor e um aluno que vão fazer visitas técnicas aos produtores leiteiros. Cada propriedade será monitorada pelo menos a cada 15 dias para a coleta dos dados”, explica Henri.

Os vinte pecuaristas que participarão do projeto serão indicados por parceiros e professores do IFMT. O projeto terá duração de um ano. “A ideia é que o projeto seja adotado pelo Campus e continue sendo desenvolvido mesmo depois de sua conclusão, pois ele faz parte do ideal de extensão do IFMT de atender e trocar experiências com os produtores da região em que o Campus atua”, diz o Henri.

O projeto de extensão de informatização da pecuária leiteira idealizado por Cocaro conta com a participação dos professores mestres do IFMT, Roberta Martin Gomes da Silva e Vilson Dantas dos Santos, e dos alunos do Campus São Vicente, Perivaldo de Carvalho e Leandro Ferreira, do curso de zootecnia, e Sinésio Borges Morais e Jefferson Santana Silva, do curso de agronomia.

O projeto conta ainda com a parceria dos doutores José Carlos dos Santos Jesus, da Universidade de Lavras, e Luciano da Silva Cabral, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e da mestranda Marcia Jani Cícero, do Campus São João da Boa Vista do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/90299/visualizar/