Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições Brasil 2012
Quarta - 18 de Agosto de 2010 às 09:18

    Imprimir


A Gazeta

Candidato à reeleição, o governador Silval Barbosa (PMDB) tem a preferência de 31% do eleitorado contra 23% atribuídos ao ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), na primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados sobre as intenções de voto para o pleito de outubro. O peemedebista impõe 8 pontos percentuais de vantagem sobre o tucano. Distanciado de Wilson e em 3º lugar, repetindo os mesmos 8 pontos de diferença entre os 2 primeiros colocados, está o empresário Mauro Mendes (PSB), com 15%.

Marcos Magno (PSOL) é o último na corrida pelo comando do Palácio Paiaguás com apenas 1% das indicações dos entrevistados nesta sondagem de voto estimulado, onde ao eleitor é apresentada uma lista com os nomes de todos os candidatos. Brancos e nulos somam 7% e o número de indecisos vai a 23%, percentual considerado bastante alto, mas que deve se alterar com o início hoje do horário de propaganda gratuita no rádio e televisão, no dia destinado àqueles que concorrem ao governo.

Sob o registro número 28573/2010 feito no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e para divulgação exclusiva do jornal A Gazeta e demais empresas do Grupo Gazeta de Comunicação, a pesquisa foi realizada nos dias 14, 15 e 16 deste mês em 41 municípios, representativos de 6 regiões. Através da técnica Survey para aplicação de questionários, mil pessoas foram ouvidas dentro de uma margem de erro definida em 3% para mais ou a menos.

Espontânea

No levantamento espontâneo, onde os entrevistados dizem em que votarão sem que tenham acesso à relação de candidatos, o favoritismo de Silval Barbosa se repete. Ex-prefeito de Matupá, deputado estadual por 2 mandatos, ex-presidente e ex-primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, ele obteve 15% dos votos, seguido por Wilson Santos com 10% e Mauro Mendes com 8%.

A pesquisa repete a mesma ordem de preferência da amostra estimulada e também o índice de brancos e nulos, que reúnem 7% dos eleitores. Indecisos atingem 60%, mais que o dobro do voto estimulado. Na espontânea, o candidato Marcos Magno nem chega a pontuar, demonstrando que o nome dele e suas propostas políticas não são conhecidas da população.

Rejeição

Wilson Santos, que renunciou ao cargo de prefeito de Cuiabá para tentar a eleição ao governo, é o mais rejeitado pelos eleitores de Mato Grosso, estimados em 2.095.825. O tucano, que também já ocupou outros cargos públicos como os de deputado estadual e federal, surge com 19%, empatado ao "lanterninha" da pesquisa Marcos Magno. Mauro Mendes, hoje no PSB, mas com uma trajetória política dentro do Partido da República, sigla pela qual concorreu e perdeu a prefeitura de Cuiabá em 2008, alcança 9% de rejeição, 10 pontos percentuais a menos que Santos e Magno.

Silval Barbosa, ao mesmo tempo que surge como favorito se as eleições fossem hoje na primeira rodada de pesquisa do Gazeta Dados, é também o nome menos rejeitado, com 7% das indicações dos mil entrevistados. Neste quesito, brancos e nulos pulam a 9%, enquanto aqueles que não responderam somam 37%.

Segundo turno

O Gazeta Dados também fez a simulação para um possível segundo turno, que acontecerá caso nenhum dos candidatos consiga obter 50% dos votos válidos mais 1. As variáveis indicam que as chances do atual governador se reeleger são grandes. Tendo como adversário Wilson Santos, Silval Barbosa venceria a eleição com 39% da votação, deixando para o tucano 25%, 14 pontos percentuais de diferença. Neste confronto, 8% não votariam ou votariam em branco e 28% se mostram indecisos.

Com Mauro Mendes, Silval amplia a frente chegando a 16 pontos percentuais. Ele ganharia a eleição com 37% contra 21% do candidato do PSB. Brancos e nulos seriam 8% e não sabem, não responderam alcançariam 34%.

Numa eleição envolvendo Wilson Santos e Mauro Mendes, o tucano levaria vantagem e sairia vencedor nas urnas com 31% das intenções de voto, enquanto o socialista ficaria com 25%. Nesta simulação o percentual de indecisos sobe para 35% e brancos e nulos, 9%.

Mais pesquisas

Para esta quinta-feira, A Gazeta se prepara para divulgar mais pesquisas do Gazeta Dados, como a de intenções de votos ao governo e Senado de Cuiabá e Várzea Grande, os 2 maiores colégios eleitorais do Estado. Ainda estão previstas as publicações dos candidatos a deputado federal e estadual mais bem avaliados pelos eleitores. Realizando pesquisas desde 1992, o Gazeta Dados fará novas rodadas estaduais e em municípios-polo até as vésperas do pleito de outubro. 
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/90235/visualizar/