Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições MT 2012
Domingo - 22 de Agosto de 2010 às 09:34

    Imprimir


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu direito de resposta à candidata do Partido Verde (PV) à presidência da República, Marina Silva, no jornal Mato Grosso do Norte, de Alta Floresta. A Corte acompanhou o voto do relator da matéria, ministro Henrique Neves, que considerou ofensivas declarações publicadas no último dia 13 de agosto, em artigo assinado pelo editor e diretor-executivo do jornal.

O texto trata a presidenciável Marina Silva como algo demoníaco e avassalador e traz outros adjetivos ofensivos à candidata. Segundo o ministro, “o jornal teria, como qualquer meio de comunicação, o direito de manifestar sua opinião, isso seria válido, agora não pode é sobre o manto dessa opinião fazer conceitos nitidamente ofensivos”.

O presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, também considerou o texto altamente ofensivo e ressaltou que “se alguém permite que um jornalista qualquer, ainda que se exima de qualquer responsabilidade, chame um candidato à Presidência da República de protozoário, realmente eu acho que nós estamos dando um elastério muito grande ao direito constitucional da liberdade de expressão”.

A ministra Cármen Lúcia observou que em artigo publicado na coluna opinião a responsabilidade é do autor do texto, mas frisou que no caso em discussão, há um diferencial. Como o autor é editor e diretor-executivo do jornal, então o conteúdo se confunde com a opinião do próprio jornal.

Assim o Plenário concedeu o direito de resposta para publicação de texto enviado ao TSE pela candidata Marina Silva e seu candidato a vice-presidente, Guilherme Peirão Leal, para publicação no jornal. As informações são do TSE. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/89708/visualizar/