Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 26 de Agosto de 2010 às 09:53
Por: Técnicos ambientais participam

    Imprimir


Juina, MT - Dezoito técnicos ambientais de seis municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Vale do Juruena participam nesta quinta e sexta-feira (26 e 27.08), no Instituto Federal de Mato Grosso em Juina (735 km a Noroeste de Cuiabá), do treinamento para operar o Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural (MT Legal) oferecido pelo Governo do Estado de Mato Grosso.


O curso teve início, às 8h, com uma apresentação sobre o MT Legal, do secretário-extraordinário de Políticas Ambientais e Fundiárias de Mato Grosso (Seaf), Vicente Falcão, e segue com um bate-papo e orientações de como trabalhar com o sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A capacitação qualifica os técnicos da área pública e também privada para que possam realizar o Cadastramento Ambiental Rural (CAR).

A primeira etapa do MT Legal consiste no CAR, que é o registro dos imóveis rurais junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com o cadastramento das áreas de preservação permanente – APP e a localização dos imóveis. A segunda, é o Licenciamento Ambiental Único (LAU) a partir da regularização ambiental e fundiária: um ano para propriedades acima de três mil hectares; dois anos para propriedades acima de quinhentos até três mil hectares e três anos para propriedades de até quinhentos hectares.

O treinamento em Juina reunirá técnicos de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Juína, Juruena e Rondonlândia, seis dos sete municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sócio-Econômico e Ambiental do Vale do Juruena. Nos dias 09 e 10 de setembro, a capacitação será realizada em São Felix do Araguaia para atender os profissionais daquela região.

Além do Seaf, Sema e Consórcio Intermunicipal, são parceiros ainda do projeto o MT Regional, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e Empresa Mato-Grossense de Pesquisa,. Assistência e Extensão Rural (Empaer), e prefeituras locais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/89199/visualizar/