Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Quinta - 26 de Agosto de 2010 às 22:45

    Imprimir


As aulas de Educação Física nos Campi de Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Cuiabá – Bela Vista e Pontes e Lacerda, foram suspensas devido a baixa umidade relativa do ar e baixa qualidade.  A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) emitiu um alerta no dia 17 de agosto, aos municípios sobre o índice de umidade relativa do ar (URA) e a qualidade do ar em conseqüência das queimadas no estado, que aumenta a poluição do ar e consequentemente os efeitos dela prejudicam a saúde da população.

No Campus Cuiabá (Antiga Escola Técnica e Cefet-MT), no dia 24 de agosto foi emitido um memorando suspendendo a prática de exercícios físico, enquanto for registrada baixa umidade do ar. Será proposto aos alunos outras atividades como Xadrez e Dama, que não demandam esforços físicos e nem exposição ao sol.

No Campus Cuiabá – Bela Vista, a Coordenação de Educação Física também atendeu às recomendações da SES-MT, da secretaria municipal de Ensino de Cuiabá e da Defesa Civil de Mato Grosso, suspendeu as aulas de Educação Física até que melhore a qualidade do ar. No Campus Pontes e Lacerda, em virtude da baixa umidade relativa do ar foi suspendida as atividades de educação física para todas as turmas.

A Saúde do Estado também reforça, também, os alertas dados pela Defesa Civil de Mato Grosso (DC/MT) quanto à atenção aos indicadores da qualidade do ar e quanto ao índice de Umidade Relativa do Ar que, segundo a DC/MT, continua abaixo de 50%, quando o recomendável é de 80 a 90 por cento. A população deve evitar a prática de exercícios físicos a ar livre entre 10h00 e 16h00 e tomar medidas para umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água dentro dos aposentos e sempre regar os jardins duas vezes por dia.

Sempre que possível as pessoas devem aumentar a ingestão de líquidos, trajar roupas leves, fazer refeições leves, evitar banhos mornos ou quentes e o uso excessivo de sabonete (com o objetivo de não prejudicar a oleosidade natural da pele).

Também é recomendável suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e procurar ajuda médica caso olhos e narinas apresentarem irritação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/89113/visualizar/