Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Sexta - 27 de Agosto de 2010 às 11:42

    Imprimir


O MT Hemocentro, responsável pelo controle e reposição dos estoques de sangue em Mato Grosso, convida a população para doar sangue. O objetivo do convite é fazer aumentar o número de doações, tornando assim o estoque mais seguro para que o Estado possa atender a demanda, haja vista que precisa permanecer com nível em segurança.

A diretora geral do MT Hemocentro, Eliana Rabani faz um chamado especial aos doadores dos fatores RH negativos, principalmente o O negativo (doador universal). “Salientamos que todos os tipos sanguíneos são importantes, precisamos da colaboração de todos, mas devido à baixa incidência dos fatores RH Negativos na população, estes se encontram em níveis mais preocupantes”.

Eliana Rabani informou ainda que “nesse período que vai de junho a novembro, o número de doações de sangue diminui e, em contrapartida, um aumento considerável na demanda de transfusões. Por isso é que constantemente fazemos esses chamados para que o MT Hemocentro possa atender com qualidade a todos os usuários que necessitem de sangue”, reforçou a diretora.

Locais de doação: a sede da Unidade do MT Hemocentro que fica na Rua 13 de junho, 1.055, bairro Porto, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 07 as 17h30 e aos sábados, das 07 as 11h30. O outro local funciona no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, situado na Rua General Valle, bairro Bandeirantes, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 08 às 18h.

CONDIÇÕES BÁSICAS- As pessoas que forem doar sangue devem gozar de boa saúde, apresentar documento com foto, válido em todo território nacional, ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar acima de 50kg.

QUEM PODE- Doadores nunca devem doar sangue em jejum, devem fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, devem evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação e devem evitar alimentos gordurosos no dia da doação.

NÃO PODEM- Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/89062/visualizar/