Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Terça - 31 de Agosto de 2010 às 09:30
Por: Ronaldo Couto

    Imprimir


Funcionários contratados da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) estão temerosos diante da ameaça de não receberem os salários dos últimos dois meses. A situação piorou nesta segunda-feira (30) com a informação de que a organização não-governamental responsável pelos contratos temporários estaria com dificuldade para pagar os servidores.

A ong Gangazumba tem sede em São Paulo e mantém escritório em Cuiabá e Barra do Garças para atender a comunidade indígena do Araguaia substituindo o Instituto de Tradições Indígenas (Idet), que por sua vez havia substituído a Universidade Federal de Brasília (UnB). “Nós estamos com medo de não receber e voltar aquele caos com relação ao atendimento da comunidade indígena” alertou um servidor que pediu para não ser identificado.

O atraso com os salários está incomodando cerca de 100 servidores contratados pela Gangazumba para atender as aldeias Barra do Garças, Campinápolis, Água Boa, Primavera do Leste (Sangradouro) e Paranatinga. Cerca de 12 mil índios dependem do auxílio das ongs no serviço executado pela Funasa. O contratado firmado entre o governo federal e a ong é de R$ 2 milhões de reais.

Normalmente os recursos são investidos na contratação de médicos, nutricionistas, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes administrativos e serviços gerais. Nesta segunda-feira, o diretor da Funasa de Barra do Garças, João Martins, lamentou o atraso salarial e orientou aos servidores que esteja ingressando na Justiça contra a ong mencionada.

Os servidores pretendem consultar um advogado nesta segunda e caso não haja um acordo, eles admitem uma paralisação na próxima quarta-feira (1). “Vamos esperar uma posição primeiro da superintendência da Funasa antes de deflagrar uma greve” argumentou o servidor que espera primeiro conquistar o apoio das lideranças indígenas xavantes para iniciar essa manifestação. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/88607/visualizar/