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Educação
Terça - 31 de Agosto de 2010 às 10:32
Por: ROSELI RIECHELMANN

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A partir deste semestre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) implanta um projeto piloto do Sistema Integrado e Gestão de Aprendizagem (Siga), orientado pelos Centros de Formação e Atualização e Professores (Cefapros), em escolas que desenvolvem o 1º Ciclo, nos municípios polos. O objetivo é fazer o acompanhamento da gestão da escola e o desempenho dos alunos.

Há dois anos a Seduc constrói o Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem (Siga). Os dados coletados funcionam como um termômetro da qualidade da aprendizagem, possibilitando intervenção mais adequada às dificuldades apresentadas. O projeto piloto possibilitará ajustes e alterações antes da implantação definitiva em toda a rede estadual.

O projeto piloto inclui ainda, um trabalho especial em Barra do Garças onde o Cefapro desenvolve o Siga em todas as escolas de 1º ciclo. O objetivo foi o de assumir o Siga integralmente nas escolas para poder observar as peculiaridades e problemas que possam surgir. “A expectativa é de se fazer uma análise para verificar como está acontecendo o processo de ensino/aprendizagem e da sua real eficácia como instrumento de coleta de informações”, garantem as responsáveis pelo programa.

Os profissionais que atuam nas escolas estaduais do município poderão oferecer informações importantes para os ajustes que serão necessários e quais encaminhamentos serão os mais viáveis durante o processo.

A implementação nas demais regiões do Estado está em andamento. Em Cuiabá, no mês de junho, foi realizada a formação para os professores alfabetizadores dos Cefapros que irão participar da primeira fase da programação. Num segundo momento, em agosto, se deu a formação de professores, coordenadores pedagógicos, diretores e assessores pedagógicos que trabalham com o 1º Ciclo de Formação Humana, nos municípios polos dos 14 Cefapros e no polo de Barra do Garças.

As professoras Maria Aparecida Toló e Marilza Gimenez Hidalgo envolvidas na elaboração do programa, destacam que a aprendizagem requer acompanhamento eficiente do desenvolvimento das capacidades esperadas e contidas nas áreas do conhecimento. “Elas são capazes de diagnosticar, de forma imediata, as dificuldades que impedem o desenvolvimento integral de cada educando e de articular as intervenções pedagógicas cabíveis”, diz . É isto que o Siga (Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem) se propõe a fazer.






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