Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 31 de Agosto de 2010 às 13:01
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Os juízes da Vara da Infância e Juventude dos municípios de Nortelândia e Arenápolis, Lidiane de Almeida Anastácio Pampado e Alexandre Delicato Pampado, respectivamente, promoveram uma reunião na sede do fórum da Comarca de Nortelândia com os prefeitos Neurilan Fraga (Nortelândia), Farid Tenório (Arenápolis), Silvio Souto (Santo Afonso) e Juvenal Alexandre (Nova Marilândia), participou ainda o Promotor de Justiça Thiago Scarpelini Vieira e o Diretor Administrativo da Arrossensal Agropecuária, Laércio Donizete Trentino, para tratar da construção e ou reforma de abrigo para acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco.

O município de Nortelândia mantém desde o ano passado, um abrigo que já chegou a atender 15 crianças mensalmente, inclusive dos municípios vizinhos, porém, o local precisa ser reformado, para melhorar a estrutura física das instalações. Foi constatada ainda a necessidade de contratação de pessoal para atender os menores abrigados. Como todos os municípios vizinhos estão sendo beneficiados pelo abrigo, os magistrados das duas comarcas decidiram reunir os prefeitos e discutir uma forma de em conjunto resolverem o problema.

Os responsáveis pela Vara da Infância e Juventude das duas cidades e os prefeitos visitaram as instalações do abrigo mantido apenas pelo município de Nortelândia, e ao final, os prefeitos resolveram firmar uma parceria e dar suporte para manutenção de adequações do lar já existente para que atenda os quatro municípios, ao invés de construir e manter uma estrutura em cada cidade. Ficou ainda acertado um prazo de trinta dias para que as administrações estudem juridicamente a forma que se dará a parceria e apresentem um plano de execução das obras necessárias, bem como da manutenção e aparelhamento de pessoal como psicólogo, nutricionista, monitores, cozinheiras, assistente social, entre outros.

Lidiane de Almeida Anastácio Pampado, idealizadora do encontro, enfatizou que a iniciativa pretende proporcionar um melhor atendimento as crianças e adolescentes colocadas nos abrigos e que em razão dos municípios vizinhos utilizarem da mesma estrutura é importante um entendimento entre os chefes do executivo vizinhos, evitando sobrecarregar a administração do município de Nortelândia. “Estamos buscando construir uma unidade para dar melhor atendimento a essas crianças e adolescentes já que todos utilizam da mesma estrutura e fico feliz que os prefeitos demonstraram sensibilidade e vontade política de resolver a questão” destacou.

Alexandre Delicato Pampado, disse que após constatar as deficiências existentes, ficou clara a necessidade de promover ajustes visando proporcionar qualidade no atendimento aos abrigados. “A estrutura hoje atende quatro cidades, nada mais justo que elas contribuam com a manutenção da estrutura e consequentemente garantam as crianças atendidas uma melhor assistência” concluiu Delicato.

O prefeito Neurilan Fraga agradeceu o entendimento dos colegas e principalmente a iniciativa da magistrada de Nortelândia, bem como o apoio do titular da Infância e Juventude de Arenápolis, em reunir todos para discutir uma solução para a problemática. “Criamos o lar da criança para atender uma necessidade interna, mas por conta da falta de estrutura idêntica nos municípios vizinhos, acabamos por atender as crianças enviadas por determinação judicial para que nossa equipe pudesse cuidar e é importante esta unidade no sentido de melhorar o atendimento e oferecer um serviço de qualidade” disse ele.

O prefeito Silvio Souto também demonstrou-se solicito a idéia e garantiu que dará a sua parcela de colaboração em nome do município. “É importante melhorar essa estrutura e melhorar também os serviços e incrementar a equipe de profissionais que vão atender os menores” salientou.

O prefeito Juvenal Alexandre lembrou que algumas crianças de seu município já foram atendidas pelo lar de Nortelândia e que é justa a soma de esforços visando atender melhor os menores em situação de risco. “Iremos discutir o assunto e em trinta dias apresentaremos a melhor maneira que encontramos para manter o lar, mas de antemão já garantimos o apoio de Nova Marilândia” afiançou Juvenal.

Farid Tenório, prefeito de Arenápolis, disse que é muito importante a parceria entre as cidades com o objetivo de sanar problemas em comum e que como já existe uma estrutura, se torna mais viável firmar uma parceria para promover as mudanças necessárias. “Vejo de forma muito positiva, em razão de termos os mesmos problemas e poder em conjunto buscar uma solução que atenda as necessidades de ambas as cidades” respondeu Tenório.

O Diretor da Arrossensal Agropecuária, Laércio Trentino, lembrou que o Grupo Camargo sempre foi parceiro de projetos nesta área através do Instituto Camargo, desenvolvendo atividades de apoio a crianças e adolescentes, bem como na área educacional de Nortelândia. Em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) já foram implantados diversos projetos importantes, com resultados muito positivos. “O grupo sempre teve uma preocupação com esta camada da sociedade, tanto que além de desenvolver projetos com o CMDCA, firmamos parceria na reforma das escolas municipais e estamos dispostas a colaborar com o que for possível na estruturação do lar das crianças em parceria com as prefeituras” garantiu.

Ficou definido que será feito um levantamento minucioso das adaptações que serão necessárias, bem como da estrutura de pessoal para atender a demanda existente e que dentro de trinta dias uma nova reunião acontecerá para apresentar o plano de trabalho, desta vez participarão empresas privadas das quatro cidades que também se tornarão parceiras.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/88578/visualizar/