Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Setembro de 2010 às 16:08

    Imprimir


O problema é que a moda pode trazer desequilíbrio à alimentação. Muitas vezes aquelas receitas passadas por amigos chegam na dosagem errada e até mesmo alimentos ricos em nutrientes podem se tornar um risco para a saúde.

A nutricionista da universidade de campinas alerta: “Quando a pessoa começa a usar muito, principalmente no almoço, jantar e em excesso, ela pode atrapalhar a absorção de outros nutrientes. Quando você fala em linhaça, gergelim, são duas colheres de sopa por dia”, explica Salete Brito, nutricionista da Unicamp.

A ração humana, que combina vários ingredientes, está entre as mais usadas. “Esta substituição nunca deve ser feita. Porque a ração humana não tem uma quantidade apropriada de proteína nem de calorias e faltam outros minerais e vitaminas principalmente”, revela.

Vegetarianos que não consomem nada de origem animal devem complementar a dieta com vitamina B12.

A vitamina B12 é encontrada apenas em alimentos de origem animal, como leite, ovos e queijo. Sem o consumo desses derivados ou de carne a pessoa precisa suplementar a dieta com uso diário de medicamentos indicados por um profissional.

Em busca do equilíbrio, nem mesmo a gordura deve sair do cardápio. Use um fio de azeite nas saladas do almoço e jantar. Cozinhe os alimentos com óleo de milho, soja ou canola, e priorize o consumo de peixes de água fria. “A pessoa que fala ‘não vou mais comer gordura’ pode, depois de um mês, ter uma deficiência de ácido graxo essencial. Onde vai ter esta deficiência? A pele vai ficar muito ressecada”, diz a nutricionista.

Quem gosta de arroz integral pode ficar tranquilo. “Ele tem, na sua constituição, a preservação de minerais como o zinco, que é fundamental para o nosso organismo e para o sistema imune, o magnésio e fibras”, explica Salete Brito.




Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/88423/visualizar/