Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Quinta - 02 de Setembro de 2010 às 10:28
Por: JESIEL PINTO

    Imprimir


Davi Valle- Assessoria/SES-MT
O Samu 192 presta atendimento de Urgência em vias públicas, locais de trabalho e residências
Cumprindo a política de regionalização dos serviços de saúde do Estado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), amplia ainda mais sua atuação e instala mais uma base de atendimento, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Várzea Grande.

A nova base, composta de uma ambulância com equipamento básico de manutenção de vida e uma equipe com um motorista/socorrista e dois técnicos de Enfermagem, ficará localizada no Trevo do Lagarto, junto às instalações da PRF.

Segundo o diretor geral do Samu 192, Daoud Abdallah, dentre os bairros a receberem cobertura desta nova base estão o São Mateus, Eldorado, Cidade de Deus, Jardim Ipê, Mapim, Marajoara, Santa Isabel, Jardim Gória I, Jardim Glória II, Jardim Primavera, Cohab 23 de Setembro, Jardim Imperial e Bonsucesso, dentre outros; além de atender à população que mora às margens das BRs 163 e 364 que ligam Várzea Grande a Jangada e Cáceres, para atendimento à população da Região Metropolitana, numa estimativa de 150 mil habitantes.

Daoud Abdallah disse que “a nova base do Samu 192 vem para otimizar o atendimento desse serviço, diminuindo o seu tempo resposta para, no máximo, dez minutos após a primeira chamada. Antes, quando a base de atendimento ficava localizada no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande, o tempo resposta chegava até a 20 minutos, principalmente por causa do trânsito congestionado”.

O Serviço de Assistência Móvel de Urgência detém, atualmente, o status de atendimento acordado com o padrão mundial, num reforço ao aperfeiçoamento dos conhecimentos do Corpo Técnico que agrega o serviço. Para tanto os técnicos foram contemplado com o Curso ofertado pela Universidade de São Paulo (USP) de Atendimento Pré-hospitalar de Suporte de Vida, no que rege os Protocolos Universais do Serviço.

O Samu 192 já se consolidou como um serviço de excelência no socorro de vidas em casos de acidentes ou de pacientes que estiverem em risco de vida quando houver acidentes, trauma com vítimas (acidentes no trânsito), afogamento, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, queimaduras graves, ocorrências de espancamentos, tentativas de suicídio, ferimentos por arma de fogo ou por arma branca, surtos psiquiátricos, acidentes em razão de quedas, partos onde haja risco de morte da mãe ou do feto, ocorrências cardiorrespiratórias, intoxicações causadas por produtos químicos ou medicamentos.

O Samu 192 tem uma equipe de saúde composta por 32 médicos, 20 enfermeiros, 34 técnicos em enfermagem, 37 motoristas, 15 teleatendentes e cinco radioperadores. A equipe fixa, que opera em sistema de rodízio, fica baseada na sede, à Rua Oriente Tenuta, no bairro Alvorada, e é composta por três teleatendentes, dois médicos reguladores e um radioperador, além de sete servidores trabalhando no suporte administrativo.

Além da base central em Cuiabá, no bairro Alvorada, o Samu 192 possui outra no Adauto Botelho, na região do bairro Coxipó; uma terceira base na Central de Regulação, à Rua Dom Bosco; e duas bases em Várzea Grande: uma atrás do Pronto Socorro Municipal e outra no bairro Cristo Rei, junto à sede da Guarda Municipal. Com a nova base, no Trevo do Lagarto, o serviço conta agora com um total de seis bases de atendimento. .

PROCEDIMENTOS - Todas as ocorrências reais que chegam ao Samu 192 passam pelo atendimento telefônico de um médico regulador. Conversando com o paciente por telefone, ou obtendo informações da pessoa que ligou, o médico regulador verifica o tipo de atendimento que ele precisa e que veículo enviará ao local, se uma ambulância de suporte básico ou uma com suporte avançado de vida, desde que o caso seja caracterizado como Urgência e Emergência.

Estabelecida a prioridade, o veículo adequado é despachado imediatamente para o local enquanto o médico, ao telefone, continua dando informações de saúde a quem está no telefone. Chegando ao local o médico informa a Central de Informação do Samu 192 sobre o estado clínico do socorrido. A Central imediatamente regula o paciente para a unidade de Saúde adequada para aquele caso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/88324/visualizar/