Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Sexta - 03 de Setembro de 2010 às 08:14
Por: SILVANA RIBAS

    Imprimir


A Gazeta
Durante operação relâmpago na tarde de quarta-feira, foram apreendidas peças de roupas e uma pistola
Durante operação relâmpago na tarde de quarta-feira, foram apreendidas peças de roupas e uma pistola
Tráfico de drogas, furtos, roubos, prostituição de adolescentes e atos de vandalismo fazem parte do dia-a-dia do terminal de integração do CPA I, na Grande Morada da Serra, em Cuiabá. O local recebe, diariamente, cerca de 100 mil usuários do transporte coletivo na Capital e ocupa uma área de 1,5 mil metros quadrados, funcionando entre 4h30 até meia-noite.

A ação de vândalos já danificou e comprometeu o sistema de monitoramento de câmeras de segurança, informa Raimundo Silva Santos, Gestor de Segurança da Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU), responsável pela administração do sistema de transporte coletivo.

O terminal atende toda região da Morada da Serra, que compreende mais de 100 bairros e uma população de 240 mil habitantes. O local é um atrativo para os "soldados do tráfico", segundo Santos, na maioria adolescente. Eles comercializam os entorpecentes dentro da área de circulação e têm como maiores clientes os próprios estudantes.

Depois de procurar apoio no 3º Batalhão da Polícia Militar que atende a área, os policiais realizaram uma operação relâmpago no terminal na tarde de quarta-feira, quando surpreenderam adolescentes com uma pistola de brinquedo e outro com peças de roupas novas, ainda com as etiquetas, dentro da mochila.

Muitas jovens uniformizadas permanecem no local durante o período em que deveriam estar nas escolas, sendo alvo fácil para o aliciamento e prostituição, aponta o gestor. "Já tentei buscar apoio em vários órgãos ligados à defesa da criança para intensificar a atuação no local, mas ainda não tive apoio".

Segundo ele, os jovens são grandes atrativos para os traficantes que inclusive já disputam espaço para a venda de drogas no terminal. Segundo Santos, há cerca de 2 semanas gangues de estudantes de bairros distintos entraram em conflito, inclusive sacando armas. Um dos fiscais teve que interferir e por pouco a briga não acaba em tragédia.

O vandalismo também é um problema, argumenta Leopoldino Pereira, chefe de fiscalização da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU). Segundo ele, os estudantes, infelizmente, são os que mais contribuem para a depredação. Os equipamentos dos banheiros colocados na última reforma não duraram 2 meses e foram todos arrancados.

A subcomandante do 3º Batalhão, major PM Maria do Carmo de Roma, disse que além de intensificar as rondas o Serviço de Inteligência vai monitorar a área para coibir o tráfico.

Mas, adiantou que é preciso o envolvimento de outros segmentos, principalmente por se tratar de adolescentes em situação de risco, para atuar, fiscalizar e coibir os delitos na região.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/88210/visualizar/