Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cultura
Sábado - 04 de Setembro de 2010 às 05:29

    Imprimir


A cultura com destaque especial para as tradições e o folclore é uma forte vocação de Jauru, localizado a 400 quilômetros de Cuiabá. Com o objetivo de contribuir para o fomento e fortalecimento da cultura popular, o município promove a 20ª Feira da Amizade, no período de 16 a 19 de setembro. O tradicional evento que apresenta shows musicais e cênicos, workshops, feira gastronômica e exposição de artesanato e de outros produtos, marcará o congraçamento e o intercâmbio do folclore regional.

Conforme o prefeito de Jauru e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, Pedro Ferreira de Souza, a Feira da Amizade é um dos eventos que atrai a população e muitos  visitantes. Através dela o município contribui com a história e resgata os valores culturais. Ele frisou que a cidade precisa de obras, mas o povo também precisa de diversão. Todos os anos Jauru promove  eventos como a Festa do Peão, o Rally Turístico, o Natal Feliz e a Feira da Amizade. “Quero ser lembrado como o prefeito que realizou grandes obras, com uma gestão transparente, valorização da cultura e das tradições e, principalmente, pela lealdade com os nossos munícipes”, disse ele.

Jauru é berço de uma forte tradição religiosa, representada por seus templos. Destacam as festas e comemorações como Umadejar, realizada pela Igreja Assembleia de Deus. A Igreja Católica realiza a comemoração da chegada da imagem de Nossa Senhora do Pilar e a tradicional festa do dia 12 de outubro, com romeiros vindos de vários estados brasileiros e inclusive do exterior.

O município realiza também uma das mais importantes manifestações folclóricas, a dança Cabocla, carinhosamente chamada de a dança do Zinho Preto.  Um dos maiores e mais consagrados eventos culturais é a Feira da Amizade, criada pelo saudoso ex-prefeito Pedro Fidélis. Durante a festa, é realizado o grande desfile cívico e alegórico, além de atividades como a Mostra Folclórica, grandes shows com a participação de artistas regionais e nacionais.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/88099/visualizar/