Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cultura
Sexta - 10 de Setembro de 2010 às 13:30

    Imprimir


As ações da Caravana Pixaim desembarcarão no mês de setembro em mais cinco cidades. No dia 14, o projeto passará pela exuberante Diamantino, que recentemente lançou projeto de resgate da cultura local, especificamente o Siriri e o Cururu. Depois, segue para a cidade das praias longe do litoral, o município de Rosário Oeste, onde desembarca no dia dia 15. A equipe da Caravana também conhecerá uma das cidades de grande expansão no Estado, Lucas do Rio Verde no dia 16, e visitará a charmosa Acorizal no dia 17. Por último, no dia 18, pisará o chão da cidade que faz o melhor pastel do Brasil, a fantástica Jangada.

A Caravana Pixaim é um projeto do Núcleo Maria Maria da CUFA-MT, ação que este ano visitará 30 municípios do Estado. A ação compreende o lançamento e a distribuição de quatro mil exemplares da segunda edição do livro “Cabelo Ruim?”, de Neusa Baptista, e apresentação da peça teatral homônima, que é encenada pelo Grupo Tibanaré de Teatro.  São oferecidas também oficinas de leitura e de trança afro nas escolas visitadas. Toda a ação e viabilizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio do Grupo André Maggi. “Na última viagem, em Sorriso e Sinop, tivemos a oportunidade de conhecer uma mescla cultural muito grande. Agora, nos municípios que iremos passar a semelhança cultural com a capital é nítida. Dessa forma, poderemos fortalecer ainda mais a cultura local e também discutir a aplicação da lei 10.639/03, que trata da inclusão no currículo escolar das discussões sobre a História do Negro e a contribuição dos afro-descendentes na cultura brasileira”, desatacou Neusa Baptista, coordenadora do projeto.

O projeto da Caravana Pixaim tem como  objetivos principais, por onde passa, discutir a aceitação de si e do outro e proporcionar espaços para a manifestações culturais e artísticas do contexto visitado. Além disso, discutir os preconceitos cristalizados na sociedade.

Em outubro, o Projeto segue para as cidades de Barra do Bugres (04), Tangará da Serra (05),Mirasol do Oeste (18) e por último São Jose dos Quatro Marcos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/87598/visualizar/