Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições MT 2012
Sábado - 11 de Setembro de 2010 às 10:07
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


O candidato a uma das duas vagas para o Senado, Blairo Maggi (PR) também repete em Várzea Grande um quadro presenciado na quase totalidade dos municípios de Mato Grosso que é a liderança isolada na disputa pela 1ª vaga. Ele surge com 70% das intenções de votos dos 400 eleitores entrevistados nos dias 3, 4 e 5 de setembro. Na pesquisa anterior em agosto, Maggi aparecia no segundo maior município do Estado com 71% da preferência, sendo que essa diferença é considerada como oscilação dentro da margem de erro da amostra que varia 4% para mais ou para menos.

Nos últimos dias da campanha eleitoral, denúncias mútuas levaram ao acirramento pela disputa da segunda vaga de senador, lembrando que neste ano serão eleitos dois representantes de todos os Estados inclusive Mato Grosso, cabendo aos 2 milhões 095 mil eleitores dois votos que não podem ser repetidos.

Na Cidade Industrial, o petista Carlos Abicalil aparece em segundo lugar com 28% das intenções de votos, apresentando um crescimento da ordem de 6% em relação ao último levantamento, enquanto Pedro Taques (PDT) já aparece empatado com Antero Paes de Barros (PSDB), ambos com 25% dividindo a terceira posição. O pedetista vem de um crescimento de 17% para 25%, ou seja, 8%. O tucano caiu de 35% na pesquisa de agosto para 25% na de setembro, uma variação de 10%.

O Procurador Mauro (PSOL) e o democrata Jorge Yanai se mantiveram em relação a primeira para a segunda rodada da Gazeta Dados, somando 6% na primeira e 1% na segundo. Já Naildo Lopes (PV), candidato que divide chapa com Pedro Taques caiu de 2% em agosto para 0% setembro. Estes dados se referem a pesquisa quantitativa e voto estimulado, aquele em que o eleitor recebe um lista contendo os nome dos candidatos. Neste quesito não foi feita avaliação espontânea.

A novidade na disputa para a segunda vaga de senador é o rigoroso empate técnico dentro da margem de erro de 4% para mais ou para menos entre os candidatos Carlos Abicalil (PT), Antero Paes de Barros (PSDB) e Pedro Taques (PDT).

Várzea Grande é o segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso com 8,028% do total do eleitorado no Estado que soma 2 milhões 095 mil 825 aptos a votarem, e no vizinho município da capital existem 168 mil 258 eleitores.

Rejeição - Antero Paes de Barros (PSDB) e Carlos Abicalil (PT) também empatam na rejeição dos eleitores com 9% cada um. O Procurador Mauro (PSOL) e Naildo Lopes (PV) também empatam com 5% e Pedro Taques (PDT) e Jorge Yanai (DEM) ficam em 4%. O menos rejeitado é o mais aprovado, no caso Blairo Maggi (PR) com 70% de aprovação e 3% de rejeição. Os indecisos somaram 49% quanto as rejeições e os que declararam ninguém, branco ou nulo totalizam 12%.

Se dividirmos os votos, Blairo Maggi (PR) aparece com 55% de intenção no 1º voto e 15% no segundo voto. Já Abicalil (PT) e Antero Paes de Barros tem ambos 8% de intenção no 1º voto e 20% e 17% no 2º voto respectivamente. Pedro Taques do PDT aparece com 12% de intenção no 1º voto e 13% no segundo. O Procurador Mauro (PSOL) tem 2% no 1º voto e 4% no 2º voto, seguido por Jorge Yanai (DEM) que só pontua 1% no 2º voto. Naildo Lopes (PV) não pontuou.

Nesta divisão, os indecisos no 1º voto somam 10% e dobram no 2º voto para 20%. Já os que disseram não votar em ninguém, branco ou nulo são 5% no 1º voto e 10% no 2º voto, também dobrando.

Presidência - Já no que diz respeito à sucessão do Planalto, Dilma Rousseff (PT) que apoia a coligação Silval Barbosa (PMDB), Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT), lidera com folga a disputa pela presidência da República. Em 2006 na reeleição do atual presidente Lula, o petista foi derrotado nos dois turnos em Mato Grosso, o que não deverá se confirmar nestas eleições.

Dilma aparece com 56% das intenções de votos em Várzea Grande, ou seja, 10% a mais do que na pesquisa anterior que é de agosto deste ano quando sinalizou 36% e vence no 1º turno. Já o segundo colocado, tucano José Serra tem no município um desempenho acanhado com 25%, mas ainda assim superior ao índice do seu candidato ao governo do Estado, Wilson Santos. O problema é que Serra repete o mesmo quadro dos demais Estados brasileiros, ou seja, em viés de queda saindo de 32% na pesquisa Gazeta Dados de agosto para 25% em setembro.

Marina Silva (PV) que por questões ambientais deveria ter um desempenho melhor em Mato Grosso e nos seus municípios já que são o centro das polêmicas mundiais na discussão da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável, aparece agora com 5% depois de ser citada na pesquisa de agosto com 9% das intenções de votos.

Indecisos em Várzea Grande para presidente da República somam 10%, crescendo 2% em relação a pesquisa feita entre os dias 14, 15 e 16 de agosto e os que declararam nenhum, branco e nulo 3%. Agora em setembro, 5%.

O Gazeta Dados ouviu 400 eleitores com pesquisa quantitativa que utiliza a técnica "Survey" que é a aplicação de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público. A pesquisa está registrada junto a Justiça Eleitoral sob o número 31.973/2010.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/87513/visualizar/