Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Domingo - 12 de Setembro de 2010 às 15:53

    Imprimir


Silvino Moreira, pecuarista  que teve o pasto da fazenda queimado na Chapada do Guimarães, diz que o produtor rural consciente  não coloca fogo. “O produtor rural não é louco, só louco põe fogo. O gado vai comer cinza? Não existe isso não” - afirmou.  O produtor disse ao programa "Globo Rural", exibido neste domingo, que houve um tempo em que o Ibama fazia parceria com as prefeituras para orientar as queimadas, que só se faziam em época sem vento e com mais umidade, com risco muito menor de fugir ao controle.

“Em 1973, 77, nós tínhamos uma parceria com o Ibama de Chapada a Cuiabá. Então nós fazíamos, no mês de maio, os aceiros no meio da estrada. Não havia estes incêndios que está havendo hoje. Vamos fazer queimada. É queimada controlada que tem condições de fazer. Agora o que nós não podemos fazer é nos mantermos, nessa região minha aqui, tem área aqui que faz 10 anos que não vê fogo, então virou uma marcega. Isto é um barril de pólvora. Entáo, o meio ambiente, as pessoas mais credenciadas, tem que ter o estudo para ver o que nós vamos fazer, senão queima o mundo inteiro”, diz Silvino.

 
Fogo é ruim pelo que a gente vê, mas pode ser muito pior pelo que não vê. Destrói ninhos com ovos e filhotes; queima casas de abelhas e outros insetos; acaba com organismos e microorganismos das camadas mais próximas do chão; devora árvores frutíferas e de tantas outras utilidades; queima e empobrece o solo; tira vidas. O prejuízo total de uma queimada às vezes você vai sentir meses e até anos depois do fogo.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/87413/visualizar/