Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Segunda - 13 de Setembro de 2010 às 15:52

    Imprimir


Começou nesta segunda-feira (13), em Brasília, o 1º Encontro Presencial de Capacitação Sobre Políticas de Apoio à Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade. A iniciativa faz parte do curso virtual elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que até dezembro capacita cerca de 200 técnicos de assistência técnica e extensionistas rurais. Com o curso estes técnicos estarão aptos a estimular  agricultores familiares e extrativistas a explorarem produtos florestais não-madeireiros de forma sustentável.

A atividade faz parte do calendário do curso à distância desenvolvido pelo MDA em parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ) e irá abordar, em cinco módulos, temas como: introdução às políticas de comercialização do governo federal; o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Garantia de Preços Mínimos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

Participaram da mesa de abertura o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos, um representante do ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ronaldo Garcia, do Meio Ambiente (MMA), Cláudia Calorio,  da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rogério Newall, e da agência alemã GTZ, Ingrid Prem.

Conhecimento
 
Na abertura, o diretor da SAF, Arnoldo de Campos, ressaltou a importância do curso para o Plano Nacional para Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade: “Essa é uma oportunidade de acumular conhecimentos que servirão para assessorar e apoiar os povos tradicionais e agricultores familiares que trabalham com produtos da sociobiodiversidade”.

Um dos pontos destacados como prioritários foi a melhoraria das condições de vida dos povos e comunidades tradicionais nas suas localidades incentivando a utilização de produtos da natureza e a valorização desses produtos de forma a gerar renda aos agricultores.Outro ponto foi oferecer políticas participativas.

Plataforma
 
O ambiente virtual do curso foi inteiramente desenvolvido em software livre e para sua execução são utilizadas as ferramentas do Portal da Cidadania (http://comunidades.mda.gov.br). O Portal, desenvolvido pelo MDA, conta com diversas comunidades temáticas relacionadas ao desenvolvimento agrário e à agricultura familiar.  Além disso, disponibiliza ferramentas para ensino à distância  como chats, listas de discussões, fóruns, vídeos, e curso online, entre outros.

O curso Políticas de Apoio à Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade é uma realização da SAF/MDA em parceria com o MDS, MMA e a Conab e apoio da GTZ.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/87282/visualizar/