Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 16 de Setembro de 2010 às 14:16
Por: Hebert Almeida

    Imprimir


O fogo continua consumindo Mato Grosso. Na terça-feira, quase 4 mil focos de queimadas foram registradas pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais na ultima terça-feira. Entre os municípios onde o número de focos foi maior estavam Confresa, Pedra Preta, Itiquira, Santa Terezinha e Ribeirão Cascalheira.  Um levantamento previo mostrou que as Fazendas Ellus e Pinheiral já tiveram 87.000 hectares queimados aproximadamente.

A situação piora a cada dia. Os prognósticos divulgados nos Boletins de Prognóstico Climático, além da previsão de consenso do CPTEC/Inpe e Inemet, e informações reunidas nos Boletins Climáticos do Sipam apontam para o trimestre de setembro, outubro e novembro, a ocorrência de chuvas dentro do padrão climatológico. Entretanto, com a persistência da massa de ar seco no Brasil Central, no início do trimestre, será dificultada a formação de nebulosidade.

Essa situação deve favorecer ainda mais o clima quente – acima dos padrões climatológicos -, e a baixa umidade relativa do ar, fatores que juntos, aumentam o risco de fogo e facilitam a rápida eclosão de incêndios florestais.

No Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, equipes de brigadistas continuam o monitoramento preventivo, bem como no Parque Estadual do Araguaia, no Parque Estadual Serra de Santa Bárbara e no Parque Nacional Chapada dos Guimarães onde trabalham brigadas do ICMBio, 9 brigadistas da FLONA Jamari e 03 brigadistas da ESEC IQUE.

Nessa estação ecológica, os brigadistas (três) e um analista ambiental dão combate a um incêndio florestal, aguardando o apoio do Grupo de Combate a Incêndio Florestal (GCIF), da base descentralizada de Juina.

Em pelo menos 20 municípios as equipes de brigadistas, bombeiros e analistas ambientais estão trabalhando. Entre eles Nova Bandeirantes, onde 10 brigadistas estão em combate na estrada Peter, a Km 03 da área da mata. Em Marcelândia, a brigada está realizando rondas preventivas na Reserva da Fazenda Castanhal, e em Brasnorte  ocorrem rondas preventivas na Terra Indígena da etnia Myky.

No município de  Cotriguaçu, os brigadistas estão combatendo incêndio no assentamento Nova Esperança. Já em  Confresa o risco maior está na área de mata nativa próxima da área urbana, onde foi realizado um combate na terça-feira . Em  São Félix do Araguaia, os brigadistas estão retornando a base depois da eliminação do incêndio na parte sul da Ilha do Bananal; e, em  Vila Rica  houve eliminação do incêndio na parte sul da Ilha do Bananal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86898/visualizar/