Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Sexta - 17 de Setembro de 2010 às 05:12

    Imprimir


Nesta quinta-feira (16), foi realizada a 1ª Reunião do Grupo de Trabalho de Cana-de-Açúcar (GT Cana) da Embrapa, na sala de reuniões da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), visando nivelar informações e documentos sobre os trabalhos de pesquisa da Empresa e de outras instituições, além de estabelecer estratégias de ação para os próximos meses.

De acordo com o coordenador do GT e pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Antônio Dias Santiago, será realizado um diagnóstico das principais ações de pesquisa desenvolvidas nas unidades da Empresa que trabalham com a cana-de-açúcar. “Espera-se que dentro de pelo menos 90 dias o GT já disponha de elementos para subsidiar a Diretoria Executiva e demais departamentos para serem definidas as principais linhas de atuação e prioridades com a cultura”, salienta o coordenador.

Atualmente, a Embrapa possui em sua carteira de projetos, pesquisas com cana para alimentação animal, geração de energia, especialmente para produção de etanol, e melhoria da matéria-prima para indústrias de alimentos. “Nesse GT temos o foco principal ampliar a sustentabilidade do agronegócio brasileiro da cana”, disse Esdras Sundfeld, Chefe de Pesquisa da Embrapa Agroenergia. “Acreditamos que a Empresa terá como prioridade assegurar a competitividade do Brasil em tecnologias de 1ª geração e de desenvolver as de 2ª geração para bioetanol”, reforçou Sundfeld.

O GT Cana foi criado pela Presidência da Embrapa em 23 de julho deste ano com objetivo de analisar prospectivamente os avanços científico-tecnológicos referentes ao tema, monitorar o mercado de tecnologia agrícola e industrial e as demandas dos diversos segmentos produtivos que compõem as cadeias associadas. A partir dessa visão estratégica, o GT deverá avaliar o estoque de tecnologias e a carteira de projetos relacionada com o tema na Embrapa, compilar informações que permitam fundamentar a indução de editais e/ou encomenda de projetos de P&D e subsidiar os Labex (Laboratórios da Embrapa no Exterior) com temas prioritários a serem prospectados no tocante aos avanços e tendências científico-tecnológicas mundiais. O GT é formado pelos pesquisadores Antonio Dias Santiago, Ronaldo Resende (Embrapa Tabuleiros Costeiros) Esdras Sundfeld (Embrapa Agroenergia), Taciana Cavalcante (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia) Clênio Pillon, (Embrapa Clima Temperado), Fernando Macena (Embrapa Cerrados) e Ruy Fontes (Assessor da Diretoria Executiva).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86838/visualizar/