Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 18 de Setembro de 2010 às 10:15

    Imprimir


Para comemorar o Dia da Árvore, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e parceiros realizam na próxima terça-feira (21.09) uma extensa programação, a partir das 8h, nos parques estaduais Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô. Além de apresentações culturais e palestras (Parque Estadual Mãe Bonifácia), estão previstos o plantio e distribuição de mudas e sementes nos parques, sede da Sema, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e 44º Batalhão de Infantaria Motorizada.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Maricelma Mesquita de Castro Pinto, falou da expectativa de que todos participem efetivamente da comemoração e reforcem a ação desenvolvida pela Sema, por meio do plantio das mudas doadas pelos parceiros do evento em todos os espaços que eventualmente puderem recebê-las. “As árvores disponíveis para doação são símbolos da nossa cidade verde. Se cada um fizer a sua parte, faremos com que o cenário verde permaneça em todo o nosso Estado, contribuindo não só com a sua beleza, mas melhorando a qualidade de vida de todos aqueles que moram aqui, disse Maricelma”.

O Dia da Árvore (21 de setembro), para a coordenadora, é mais uma data para propagar, de forma especial, a ideia da preservação ambiental e da importância da atuação de cada cidadão nesta causa. “Nosso objetivo é sensibilizar a população de uma forma geral e o público escolar sobre os benefícios proporcionados pelas árvores no nosso dia-a-dia, e a necessidade de mantermos as áreas verdes nas cidades. Por meio de ações como esta, estamos contribuindo para promover uma maior conscientização ambiental”, explicou ela.

Entre os benefícios provenientes das áreas verdes, por exemplo, está o sequestro de carbono, que ameniza a poluição atmosférica; a perenização dos córregos, que aumenta a taxa de umidade relativa do ar; a redução da velocidade dos ventos; a melhoria das condições do solo, criando uma camada fértil; o aumento da diversidade da flora e fauna; a melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora; além de representarem (as áreas verdes), opções de recreação e lazer em parques, praças e jardins, valorização dos imóveis, ornamento do espaço urbano; conhecimento de plantas de valor medicinal entre outros.

“No Dia da Árvore queremos alertar a população em relação a essas questões. Nesse sentido, todos os anos, a Superintendência de Educação Ambiental (SUEA) trabalha promovendo ações com a proposta de envolver a comunidade no processo de sensibilização e colaboração na implantação das áreas verdes, fundamentais para a melhoria das condições de vida da população”, destacou a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Lucia Montalvão Guedes.

PROGRAMAÇÃO - Durante todo o dia (21.09) serão distribuídas cerca de dez mil mudas de árvores nativas, além de sementes, nos postos de distribuição localizados nos três parques estaduais, na Fiemt, na sede da Sema, Seduc e Setecs. Nesses locais serão distribuídas mudas das árvores símbolo dos três biomas mato-grossenses (Decreto 8005) - Pequi (Cerrado), Piúva (Pantanal) e Seringueira (Amazônia).

Na parte da manhã, na Concha Acústica do Parque Estadual Mãe Bonifácia estão programadas apresentações culturais com corais, dança e exposição de trabalhos em grafite. Também pela manhã haverá o plantio de mudas da árvore símbolo do bioma Pantanal, a Piúva.

Na parte da tarde, no Espaço Sagui, localizado no Casarão, serão realizadas palestras sobre paisagismo, tratamento a base de plantas e poda de árvores.

Também nos três parque estarão disponíveis ‘big bags’ para o recolhimento de embalagens plásticas e latas de alumínio que serão revertidas em bônus e doados ao Abrigo Bom Jesus de Cuiabá e as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, numa parceria entre a Sema, a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e Bioterra Indústria de Reciclagem, dentro do Projeto Vale Luz.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86673/visualizar/