Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Domingo - 19 de Setembro de 2010 às 05:04

    Imprimir


Getty Images
Se todas as mulheres fizerem o exame o prognóstico do câncer de mama pode mudar
Se todas as mulheres fizerem o exame o prognóstico do câncer de mama pode mudar

A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar em cor-de-rosa monumentos famosos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. A Campanha integra o movimento internacional Outubro Rosa, comemorado universalmente. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e mamografia no mês de outubro e estimula a participação de empresas, da população e de entidades a trabalhar na prevenção e tratamento da doença. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama.

O Dia Rosa, no Brasil, está focado nas capitais como São Paulo, Brasília e Natal e foi criado para chamar a atenção das mulheres para o exame que detecta o câncer de mama (mamografia). Durante o evento monumentos importantes das cidades participantes recebem a iluminação cor-de-rosa, mantida até o final de outubro. Cada cidade tem suas madrinhas, mulheres formadoras de opinião, que organizam e promovem o evento junto à empresas e entidades sem fim lucrativo. Inês Carvalho (BA), Ana Paula da Silva (SC), Fátima Salton (SP), Lu Alckmin (SP), Alice Carta (SP), Mônica Neuding (SP) são exemplos de madrinhas. O intuito é fazer a mulherada eleger seu próprio Dia Rosa no ano, já que o exame deve ser anual. Se todas as mulheres, em especial as com mais de 40 anos, fizerem o exame regularmente, o prognóstico desse tipo de câncer pode mudar.

A campanha começou em Natal (RN) em 9 de setembro e já acontece em outras cidades, como Brasília e Curitiba. São Paulo, Rio de Janeiro. Outras também deverão farão parte.O evento conta com palestras e debates que ajudam a esclarecer a população sobre o assunto.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86584/visualizar/