Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 21 de Setembro de 2010 às 09:40
Por: Ronaldo Couto

    Imprimir


Barra do Garças encolheu nos últimos anosUma prévia dos números do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que Barra do Garças (a 516 quilômetros ao Leste de Cuiabá),  registrou um encolhimento entre as cidades mais desenvolvidas de Mato Grosso. Com 77% das residências recenseadas, o município registrou um crescimento de 0,3%, muito abaixo de outros pólos regionais como Sinop, Rondonópolis, Tangará da Serra, Alta Floresta e Primavera do Leste.

De acordo com o censo do IBGE, a população já recenseada de Barra do Garças está dando 42.415 moradores e deve chegar em torno de 57 mil moradores, cujo índice populacional está encolhendo.

A surpresa na região ficou por conta do município de Pontal do Araguaia, situação na divisa com Barra, com crescimento registrado em torno de 2,5% ao ano desbancando outros gigantes do Vale do Araguaia. Os números preliminares devem mexer com a classe política mesmo porque o censo é base para divisão do ‘bolo” do FPM. O censo 2010 está previsto para terminar dia 30. Segundo os técnicos do IBGE, os recenseadores estão conseguindo cumprir as metas com relação às visitas e devem terminar dentro do prazo estipulado.

A cidade de Barra do Garças, no último censo, estagnou em 55.225 habitantes, associando o desempenho dessa prévia, o IBGE acredita que não passará de 57 mil. A expectativa era quem sabe atingir 65 mil moradores.

Os números parciais revelam que em 77% das casas recenseadas, Barra registrou um população de 42.415 moradores.

O vereador Odorico Kiko (PT) lamentou os números parciais e atribui esse encolhimento da cidade a falta de perspectiva de abrir novas indústrias e as que estão fechando citando os frigoríficos Margem e Carvalho que fecharam. “Existe uma política equivocada na cidade de apenas investir infra-estrutura sem oferecer empregos” destacou.

O deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), analisou como temerária essa prévia do IBGE e torce por um ‘milagre’ quem sabe aumentar o percentual nos 23% que restam para ser recenseados. Daltinho acredita que o município vai reagir a partir da abertura da Cluester Bioenergia em 2012 com perspectiva de gerar 12 mil empregos em 6 anos. “Um investimento de R$ 3 bilhões que vai mudar a história de nosso município” finalizou o peemedebista.

Oficialmente o prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias, ainda não se manifestou sobre o assunto.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86329/visualizar/