Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 21 de Setembro de 2010 às 13:12

    Imprimir


A Vigilância Ambiental mantém o monitoramento permanente para avaliar a qualidade do ar em Mato Grosso por meio do programa Vigiar. As análises mais recentes apontam os municípios do norte do Estado como os mais poluídos pela fumaça. Na Grande Cuiabá a classificação é apontada como boa, apesar do visual cinzento.

Desde 2007, o programa Vigiar, que funciona no Departamento de Vigilância Ambiental, monitora as condições climáticas em Mato Grosso. Em um telão são acompanhados os registros feitos pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Duas vezes por semana, os dados são analisados e repassados às Prefeituras.

No último boletim divulgado pelo programa foi avaliada a qualidade do ar de 21 municípios de Mato Grosso. Quinze tiveram a situação considerada boa ou regular. No restante, está inadequada, má ou péssima. Os municípios mais preocupantes ficam na região norte do Estado: Porto Alegre do Norte, Sinop, Sorriso e Colíder. As cidades com o ar em situação mais crítica são Alta Floresta e Peixoto de Azevedo.

A surpresa está na região da Grande Cuiabá, que mesmo com tantos focos de calor, a situação foi classificada pelo sistema como boa. "O fato de colocar a qualidade do ar de Cuiabá e Várzea Grande na qualidade de boa não necessariamente quer dizer que essa qualidade seja boa ou ruim. Isso porque temos que considerar esses horários da tomada e a altura do satélite, que não faz uma medição ao nível do solo, onde temos uma concentração maior de poluentes", explicou o coordenador do programa, Wagner Perez.

 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86299/visualizar/