Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cultura
Quarta - 22 de Setembro de 2010 às 12:45

    Imprimir


O escritor poconeano Walney de Souza Rosa reside hoje em Poconé, cidade pantaneira a 100 quilômetros da capital de Mato Grosso Cuiabá. Conhecedor das necessidades culturais das comunidades locais pretende preencher a ociosidade de alguns dos jovens adotando uma pratica bastante diferente: incentivando a escrita e a leitura.

Walney já escreveu quatro livros, destes publicou apenas um de forma independente com recursos próprios, que se chama “Boca da Noite”, a seqüência deste livro já esta pronta intitulada “Noite de Ébano” ainda sem previsão de lançamento. Walney aguarda apoio da Secretaria de Cultura do Estado para publicação do Livro “A Fé e o Fuzil” que conta a vida de Doninha do Tanque Novo durante a revolução de 1930. Pretende também publicar o Livro “O amor somos nós” que apresenta a trajetória de Padre Joaquim Tebar, Missionário Espanhol, já falecido, que manteve durante anos entidades sociais de auxilio a crianças e a famílias menos favorecidas da região, se publicado, a renda do Livro “O amor Somos nós” será destinado ao Instituto Nazaré, Internato para menores fundado pelo Padre Joaquim.

O mais novo desafio proposto pelo o escritor é a publicação de um livro que terá o nome “100 Imaginações”, apresentando histórias sobre a cultura poconeana e pantaneira envolvida com o cotidiano de 100 jovens da comunidade onde os próprios jovens escreverão esses textos.

“O objetivo deste projeto que será desenvolvido a partir das próximas semanas serão de aulas gratuitas para 120 jovens, onde eles se habituaram a pratica da leitura e eu estarei ensinando as praticas da escrita como; redação, descrição, dissertação, crônicas bem como as várias formas de textos jornalísticos e as formas literárias e poéticas da escrita”, declara Walney.

Ao final do curso os 120 alunos receberão certificados de participação e os 100 melhores textos estarão inclusos no livro “100 imaginações” que será publicado ainda este ano, pois Walney de Souza foi um dos aprovados pelo Ministério da Cultura com o seu projeto de publicação de livro no programa "Microprojetos Mais Cultura para Amazônia Legal”.

Uma exigência do Ministério da Cultura é que a iniciativa do escritor deverá ter como beneficiários jovens entre 17 e 29 anos residentes apenas em Poconé.

Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal é a primeira ação do Ministério da Cultura, através do Programa Mais Cultura, voltada ao financiamento de pequenas produções culturais da Região Amazônica. A ação é executada em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), Banco da Amazônia (BASA) e governos estaduais.

Segundo o escritor pantaneiro poderá haver parcerias com outras instituições como o CAP SESC, Centro de Atividades Poconé, Prefeitura ou outra que queira ceder as salas para as aulas para receber as turmas dos 120 jovens interessados em participar do projeto, esses alunos serão subdivididos em turmas de 40 jovens para facilitar a administração das aulas.

Vários jovens já estão com reserva para participar do projeto e a procura e os questionamentos são muitos quanto a data do início das respectivas aulas, no entanto o escritor esta aguardando o recurso para publicação do livro que virá da Ministério da Cultura.

‘Quero que os jovens saiam da ociosidade colocando no papel todos os seus anseios e desejos e aspirações ao final envolveremos essa energia jovial com a cultura de sua comunidade e de sua cidade e esses jovens estarão escrevendo sobre si mesmos e deixando sua marca e sua história para a posteridade”, conclui Walney.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86171/visualizar/