Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições MT 2012
Quarta - 29 de Setembro de 2010 às 20:38

    Imprimir


Faltando cinco dias para a realização das eleições, a TV Centro América, afiliada da Rede Globo, realizou na noite desta terça-feira (28.09) o último debate entre os candidatos ao cargo de governador de Mato Grosso. Ao participar do debate, o candidato Mauro Mendes (PSB) demonstrou preparo, tranqüilidade e apresentou as propostas do seu plano de governo.

Durante 1 hora e 45 minutos, Mauro debateu com os outros três candidatos assuntos como carga tributária, meio ambiente, corrupção na administração pública, saúde, educação, segurança, turismo, valorização dos servidores públicos, entre outros. Ao responder uma pergunta feita pelo adversário Silval Barbosa (PMDB), cuja finalidade nítida era de provocação, Mauro Mendes afirmou que realmente paga o 14,5 salários a todos os funcionários de sua empresa e, no sistema de participação de lucros e resultados, chega a pagar o 18º para alguns, dependendo do desempenho.

Na administração estadual, afirmou Mendes, a realidade e o sistema burocrático são diferentes. "Mas a minha postura de valorização ao profissional será a mesma. Administro o Sesi e o Senai e lá os funcionários também são reconhecidos e todos sabem. Não fazemos nada sozinhos, precisamos dos servidores".

Mauro disse ainda que vai convocar todas as pessoas que passaram no concurso público realizado pelo governo do Estado. Mauro vai também dobrar o número do efetivo da Polícia Militar que hoje é de 6,7 homens para cuidar de todo o Estado. Para o candidato do PSB, os cargos de chefia devem ser ocupados por servidores de carreira, técnicos e qualificados. "Hoje, o político ganha e coloca para ocupar cargos de confiança uma pessoa apadrinhada. Vou valorizar o servidor técnico".

Mauro também critica duramente a aplicação de recursos na qualificação dos professores da rede estadual de ensino. Hoje, anualmente, são aplicados apenas R$1,7 milhão em qualificação, cerca de R$ 3,30 por professor da rede estadual, por ano.

DESRESPEITO

Outro descaso com o profissional que trabalha para o governo de Mato Grosso, disse Mauro ao candidato à reeleição, é a política dos precatórios. "Trata-se de é um desrespeito com o servidor". Isto porque, atualmente, o governo do Estado paga as dívidas antigas que possui com os servidores por meio de carta de crédito.

"Daí o servidor vira refém e tem que trocar a carta por valores inferiores". Neste sentido, Mauro afirmou que vai implantar uma política de troca de cartas pelo valor integral, no comércio local, beneficiando assim o servidor e o comerciante.

MARCAS

Mauro Mendes ainda afirmou que vai imprimir um marco de desenvolvimento em Mato Grosso na prestação de serviços públicos nos próximos quatro anos. Sua prioridade será a Saúde Pública. "Vou mudar a realidade da saúde deste Estado. É inadmissível o Estado possuir mais de 100 mil pessoas na fila do atendimento médico. Vou trabalhar para acabar com a fila da vergonha".

O candidato ainda apresentou propostas para a criação de 200 mil novos empregos, que pretende criar implantando a fase da industrialização em Mato Grosso.

Ao final do debate, Mauro Mendes avaliou a participação como positiva e propositiva. "Falei apenas de projetos possíveis de se fazer, aplicando corretamente o dinheiro público com seriedade e honestidade". 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/85326/visualizar/