Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições Brasil 2012
Domingo - 03 de Outubro de 2010 às 12:26

    Imprimir


Antônio Scorza/AFP
Eleitora observa santinhos jogados em rua perto de colégio eleitoral de São Paulo; 42 foram presos por crimes eleitorais
Eleitora observa santinhos jogados em rua perto de colégio eleitoral de São Paulo; 42 foram presos por crimes eleitorais
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirmou neste domingo que 42 pessoas foram presas e outras 59 foram detidas em várias partes do Brasil por boca de urna, propaganda eleitoral irregular e outros crimes eleitorais. Mais de 135 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo para escolher presidente, governador, senadores e deputados, em uma votação que o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, classificou mais cedo como tranquilas.


Segundo a assessoria do TSE informou à Folha, o maior número de presos está em Minas Gerais: 12 no total. Outras 11 foram presas no Distrito Federal. A polícia prendeu ainda quatro pessoas no Paraná; sete na Bahia; 1 em Alagoas; duas em Mato Grosso do Sul; três no Rio de Janeiro; uma no Rio Grande do Sul e uma no Rio Grande do Norte.

Segundo o TSE, 14 pessoas foram presas por divulgação de propaganda, 13 por corrupção eleitoral ou compra de votos, 11 por boca de urna, três por transporte ilegal de eleitores e uma por motivo não informado. Não há candidatos entre os presos.

O TSE informou ainda que outras 59 pessoas foram detidas e já liberadas. São 13 em Mato Grosso do Sul; outras oito em Minas Gerais; oito no Rio Grande do Sul; sete no Rio de Janeiro; seis no Mato Grosso; outras seis no Paraná; três no Ceará; três no Distrito Federal; três no Maranhão; uma em Alagoas e uma em São Paulo.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro confirmou, contudo, um número diferente. Segundo o TRE, 14 pessoas no Estado foram detidas por boca de urna e propaganda irregular. A maioria foi detida na Baixada Fluminense: quatro em Paracambi, três em Queimados, dois em Magé e um em Belfort Roxo. Também foram detidas duas em São Gonçalo (região metropolitana) e duas em Barra Mansa (sul fluminense).

Dezenas de pessoas estão neste momento na 36ª Delegacia Policial (Santa Cruz, zona oeste), para onde foram levadas por fazerem boca de urna. A delegacia não confirma o número de envolvidos. O TRE só registrará esses casos após a conclusão do trabalho dos policiais.

O ministro Lewandowski afirmou mais cedo que as eleições estão tranquilas em todo o país até o momento. Por volta das 11h20, ele fez um balanço das primeiras horas da votação que vai até as 17h. "Não há nenhum incidente, nenhuma agitação. O processo está transcorrendo sem filas", informou Lewandowski em entrevista coletiva.

VOTO

Além de presidente, os eleitores escolhem neste domingo os governadores dos 26 Estados e do Distrito Federal, dois terços do Senado e os representantes da Câmara dos Deputados e das assembleias legislativas. Também nessas disputas a continuidade deve dar o tom.

A campanha incluiu 22.570 candidatos, nove para presidente, 171 para governador, 273 para senador, 6.036 para deputado federal e outros 15.280 para deputado regional ou distrital.

O voto é obrigatório para os cidadãos entre 18 anos e 70 anos. Os colégios vão ficar abertos até às 17h de Brasília, com exceção do Acre, com fuso horário diferente, que fecha uma hora mais tarde. O Tribunal Superior Eleitoral espera divulgar um primeiro boletim parcial da apuração às 18h. Até às 22h, cerca de 90% dos votos já devem estar contabilizados.

Sem nunca ter disputado uma eleição antes, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, pode vencer já no primeiro turno. Sondagem do Datafolha, divulgada no sábado, mostrou Dilma com 50% dos votos válidos, enquanto José Serra (PSDB). aparece com 31% e Marina Silva (PV), 17%. Para ser eleito na primeira rodada, um candidato precisa ter 50% mais um dos votos válidos (que excluem os brancos e nulos).

Números do Ibope, também divulgados no sábado, colocam a petista com 51% dos votos válidos, o tucano com 31% e Marina com 17%. Como as duas pesquisas têm margem de erro de 2 pontos percentuais, não é possível dizer se será ou não preciso o segundo turno.

Dilma votou neste domingo no colégio Santos Dumont, na zona sul de Porto Alegre (RS). A candidata do PT chegou por volta das 9h15 deste domingo no local. Veja as imagens, que foram transmitidas ao vivo pela Folha.com.

Marina votou no Acre às 9h53 e disse apostar em um segundo turno com a petista Dilma. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/84971/visualizar/