Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições MT 2012
Segunda - 04 de Outubro de 2010 às 14:51
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Um dos pólos do Nortão, Sinop passa a ter 2 deputados na AL, com eleição de Dilmar (DEM) e de Baiano (PMDB)
Um dos pólos do Nortão, Sinop passa a ter 2 deputados na AL, com eleição de Dilmar (DEM) e de Baiano (PMDB)

O Norte mato-grossense sai fortalecido das eleições para deputado estadual. Levantamento inédito feito pelo RDNews revela novo mapa  político regional que emergiu das urnas no domingo para o Legislativo e aponta que o Nortão terá a maior representatividade, com 7 cadeiras. A Baixada Cuiabana perde cada vez mais espaço. Contará com 6, enquanto o Sul, que abriga municípios do entorno de Rondonópolis, conseguiu eleger 4. A região que não terá nenhum porta-voz na AL será o Araguaia. Hoje, seu representante é Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), que não conseguiu se reeleger. A região lançou outros nomes, todos reprovados nas urnas. Percival Muniz, que é do Sul, começa a buscar espaço no Araguaia. 

Embora Cáceres não tenha conseguido, de novo, eleger um deputado, situação que perdura por 12 anos, o Oeste emplacou 3, sendo eles os já deputados Airton Português (Araputanga) e Antonio Azambuja (Pontes e Lacerda) e Ezequiel da Fonseca (Reserva do Cabaçal). O Vale do Arinos passa a ter dois deputados: José Riva e a estreante Luciane Bezerra.

Já o Nortão ganha força. Sua bancada será composta por Mauro Savi e José Domingos (ambos de Sorriso), Romoaldo Júnior e Ademir Bruneto (os 2 de Alta Floresta), Baiano Filho e Dilmar Dal Bosco (de Sinop) e Nilson Santos (Colíder). O Sul posui quatro parlamentares, todos com residência em Rondonópolis: Percival Muniz, Sebastião Rezende, Teté Bezerra e Jota Barreto. A representatividade regional é importante porque as bancadas podem definições ações conjuntas, tanto na apresentação de emendas, possibilidade aberta pelo Executivo estadual, quanto na viabilidade de projetos a seus municípios.

Pela Baixada Cuiabana, saem Maksuês Leite e Chica Nunes, reprovados nas urnas, e entram Luiz Marinho, Walter Rabello e ainda os reeleitos Sérgio Ricardo, Guilherme Maluf, João Malheiros e Walace Guimarães. O Médio-Norte garantiu a reeleição de Wagner Ramos, enquanto o Leste "emplacou" Zeca Viana.

 




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/84894/visualizar/