Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições MT 2012
Quarta - 06 de Outubro de 2010 às 17:17
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O deputado estadual e apresentador de TV Sérgio Ricardo (PR) teve 46.919 votos em Cuiabá e foi o que mais conquistou eleitores. No Estado, o republicano teve com 87.407 votos e perdeu apenas para o ex-presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PP), que conquistou 93.594 eleitores. Tanta popularidade se explica pelo fato dele apresentar um programa na TV Cidade Verde, afiliada da Rede Bandeirantes, além de promover grandes eventos como o “Abraço ao Rio Cuiabá”.

Curiosamente, o segundo deputado estadual mais votado na Capital, Walter Rabello (PP), também é apresentador de TV. O progressista, que foi o único parlamentar estadual cassado por infidelidade partidária nesta legislatura, conseguiu 13.755, que também o ajudaram a "carimbar" seu nome na Assembleia Legislativa. Já o médico e ex-secretário de Saúde de Cuiabá Guilherme Maluf (PSDB) conseguiu 10.427 votos, fundamentais para que o tucano conseguisse manter a cadeira na Assembleia.

O feito é grande tendo em vista que hoje o partido pode ser considerado “nanico” no Estado. Nesta eleição, por exemplo, além de Maluf, apenas Nilson Leitão (PSDB), que disputava a Câmara Federal, conseguiu se eleger. O deputado João Malheiros (PR) também integra a lista dos mais votados em Cuiabá com 9.683. Outro republicano que conseguiu manter a sua cadeira no parlamento estadual com a ajuda dos cuiabanos foi Sebastião Rezende (PR), que teve 9.444. Em todo o Estado, o republicano foi o terceiro mais votado com 51.552 votos. Já o petista Alexandre César, que já disputou a Prefeitura de Cuiabá e legisla como deputado estadual na vaga do titular Ságuas Moraes (PT), foi o quinto mais bem colocado na Capital, com 9.082 votos, mas não conseguiu emplacar o seu nome na Assembleia.

Pela Câmara Federal, o mais votado no maior colégio eleitoral do Estado foi Valtenir Pereira (PSB), com 53.414 votos, pouco mais da metade dos 101.907 que ele teve em todo o Estado. Com o resultado, ele também encabeçou a lista de políticos que conquistaram mais eleitores. O socialista só perdeu para os republicanos Wellington Fagundes e Homero Pereira, que tiveram 145.460 e 112.421, respectivamente.

Já a deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) foi a segunda mais votada em Cuiabá com 31.942. Em todo o Estado ela teve 65.523 votos, mas não conseguiu manter a sua cadeira na Câmara Federal. Já Eliene Lima (PP) teve 19.627 na Capital e conseguiu se reeleger com 66.482 votos. A senadora Serys Mary (PT), por sua vez, foi a quinta mais votada com 19.575, mas não conseguiu emplacar o seu nome na Câmara Federal, mesmo chegando a marca dos 78.543 votos em Mato Grosso.

Brigada com presidente estadual do PT, Carlos Abicalil, Serys acabou ficando com a imagem desgastada. Os dois travaram uma dura batalha para ver quem iria disputar o Senado pela sigla. Abicalil levou a melhor na disputa interna, mas também foi derrotado nas urnas. O resultado das urnas para o PT foi muito similar ao do PSDB. As duas siglas "encolheram" e perderam representatividade.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/84606/visualizar/