Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Copa do Mundo 2014
Terça - 12 de Outubro de 2010 às 19:04
Por: ISA SOUSA

    Imprimir


Divulgação
Projetada para a Copa de 2014, obra é apontada como a primeira do Brasil com novas tecnologias
Projetada para a Copa de 2014, obra é apontada como a primeira do Brasil com novas tecnologias
Versátil e inovador, o novo estádio Governador José Fragelli, o Verdão, que está sendo construído para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, não tem sido chamado à toa de Arena Multiuso. Com a capacidade de "encolher", passando de 43.600 para 28 mil torcedores, a construção da Arena é a primeira do mundo neste segmento a ganhar o certificado verde.

Quem garante a conquista do título é o arquiteto Sérgio Coelho, responsável pelo projeto do novo estádio. O certificado é considerado a principal ferramenta para reconhecimento de empreendimentos projetados e operados visando à diminuição dos impactos negativos ao meio ambiente.

O conceito, apontou Sérgio, é baseado na sustentabilidade ambiental, social e econômica, outra inovação que chega ao Brasil, através de Cuiabá. Além de jogos, afirmou Sérgio, o estádio poderá receber shows, espetáculos teatrais e até outros torneios esportivos.

"Cada vez mais, a gente vê arenas versáteis e, sem dúvida, esta, da Copa do Pantanal, saiu na frente, é uma tendência mundial. Ainda não vemos isso no Brasil porque muitos de nossos estádios são construções antigas, que não tinham esse tipo de solução", explicou o arquiteto. A tecnologia que permitirá a "transformação" do Verdão foi importada da Inglaterra.

Outro ponto visto como essencial para Sérgio Coelho, é a requalificação urbana pela qual Cuiabá está passando. Apesar de ser de São Paulo, Sérgio conhece bem a realidade cuiabana.

"Já fiz projetos em Cuiabá e em Rondonópolis e, conhecendo a Capital, sempre defendi que a nova Arena tinha que permanecer onde está. Cuiabá começa a passar por um processo de requalificação urbana, de mudar a figura do centro decadente. Alem disso, o Ginásio Aecim Tocantins, do lado, serve para incentivar o uso e trazer novas qualidades àquela região", explicou.

O arquiteto, que acompanha as obras do estádio visitando mensalmente Cuiabá, afirmou que, a partir de agora, deve diminuir os intervalos, visitando a cada 15 dias.

Dono de um projeto que nomeia como "responsável", já que foi pensado dentro de formas sustentáveis e versáteis, Sérgio dispara uma previsão para os próximos anos no Estado. "O novo Verdão vai mudar a história do futebol em Mato Grosso".
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/84005/visualizar/