Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Quarta - 20 de Outubro de 2010 às 14:06

    Imprimir


A chuva dos últimos ainda não foi suficiente para devolver a umidade ideal ao solo, no norte de Mato Grosso. Mesmo assim, muitos agricultores iniciaram o plantio da soja. O agricultor Leonildo Barei começou o plantio dos 600 hectares de soja em Sinop. O solo ainda não tem a umidade esperada. Mas ele aproveitou os 40 milímetros de chuva que caíram até agora na propriedade e resolveu arriscar.

"Nunca plantamos com tão pouca umidade. A gente sempre trabalhou com cerca de cem milímetros de chuva para soltar o plantio. Mas como já estamos numa data mais tarde e não temos muito tempo para ficar esperando, isso obriga a fazer o chamado plantio de risco", justificou Barei.

Otimista que o clima colabore nos próximos dias, ele não quer perder mais tempo. É que o plantio está com 20 dias de atraso se comparar ao mesmo período na safra passada. A chuva ainda é bem irregular na região norte do estado. Mas, desde o começo da semana, muitos agricultores conseguiram colocar as maquinas no campo. Mesmo na expectativa de que o tempo possa firmar a partir de agora, o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, recomenda cautela aos agricultores.

"A meteorologia deve afirma segundo as previsões. Mas ainda a gente tem muito receio. O produtor está com medo. O custo é muito caro para poder fazer replante", explicou Galvan.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/83312/visualizar/