Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Quinta - 11 de Novembro de 2010 às 09:12

    Imprimir


Após oito altas consecutivas, o emprego na indústria teve leve recuo de 0,1% em setembro ante agosto, já descontados os efeitos sazonais, mostra levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira.
 

A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário aponta ainda que houve expansão de 4,9% frente o mesmo mês do ano passado, a oitava taxa positiva seguida neste tipo de comparação.

No acumulado do ano, o crescimento do emprego na indústria foi de 3,4%. Já nos últimos 12 meses, a alta chegou a 1,5% em setembro, mantendo a trajetória de crescimento iniciada em dezembro de 2009.

O número de horas pagas na indústria recuou 0,4% frente a agosto. Nas comparações com os mesmos períodos de 2009, as altas foram de 5,3% no índice mensal e de 4,3% no acumulado dos nove primeiros meses do ano.

A folha de pagamento real dos trabalhadores avançou 1,2% frente ao mês anterior, enquanto que, em relação a iguais períodos do ano passado, houve crescimento de 9,5% na taxa mensal e de 6,4% no acumulado do ano.

REGIÃO E SETOR

Segundo o IBGE, na comparação com setembro de 2009, o pessoal ocupado na indústria cresceu em todos os 14 locais investigados com destaques para São Paulo (3,8%), Nordeste (6,1%), Rio Grande do Sul (7,0%), região Norte e Centro-Oeste (5,9%), Santa Catarina (5,2%) e Rio de Janeiro (7,8%).

Na comparação por setor, houve expansão em 13 dos 18 segmentos pesquisados ante o mesmo mês do ano passado, com as contribuições mais relevantes vindo de máquinas e equipamentos (11%), meios de transporte (9,6%), produtos de metal (10,5%), borracha e plástico (10,6%) e máquinas, aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (9,0%). Por outro lado, os principais impactos negativos vieram de vestuário (-2,9%), papel e gráfica (-3,4%) e refino de petróleo e produção de álcool (-5%).

Em setembro, o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria ajustado sazonalmente cresceu 1,2% em relação ao mês imediatamente anterior, após recuar 2,9% em agosto. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/81372/visualizar/