Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Copa do Mundo 2014
Sábado - 13 de Novembro de 2010 às 08:34
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


A Ager fixou em 4,84% o reajuste das tarifas do transporte convencional intermunicipal em todo Mato Grosso, contrariando o pedido da classe que queria 6,29%. A majoração, definida em reunião nesta sexta (12), começará a valer no próximo dia 22, uma semana após começar a vigorar os novos preços do transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande, que vão pular para R$ 2,50 e R$ 2,40, respectivamente.

O aumento na tarifa do transporte convencional já era aguardado e vai beneficiar as 20 empresas concessionárias, que operam 105 linhas no Estado e poderão alterar o valor das passagens tendo o índice como teto.

Caso optem pela prática de tarifas inferiores, as empresas não poderão requerer compensação posterior para a recuperar o equilíbrio financeiro do contrato. “O processo para a concessão de reajuste feito pela agência é transparente, com todas as informações da planilha de custos disponíveis no nosso site”, ponderou a presidente da Ager, Márcia Vandoni.

Para o relator do processo, diretor da Ager Pedro Paulo Nogueira, o índice da majoração é plausível diante do confronto das informações repassadas pelo sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros de Mato Grosso (Setromat) e da Coordenadoria de Estudos Econômicos (CEE) da Ager sobre os custos operacionais do sistema de transporte intermunicipal.

Para chegar ao índice são levados em consideração uma planilha de custos, com o número de passageiros, quilômetro rodado, salários, encargos e tributos pagos. “O reajuste está bem próximo da inflação anual. É um índice justo e permite que as empresas prestem o serviço por mais um ano mantendo um equilíbrio entre receita e despesa”, ressaltou o presidente do Setromat, Júlio César Salles Lima.

Em razão do feriado desta segunda (15), o novo reajuste será publicado no Diário Oficial que circula na terça (16). As entidades de classe e associações juridicamente constituídas têm o prazo regimental de 5 dias para questionar o índice de 4,84%. Em setembro de 2009, o reajuste da tarifa concedido pela Ager foi de 4,99%.
 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/81147/visualizar/