Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Copa do Mundo 2014
Quinta - 25 de Novembro de 2010 às 07:52
Por: ISA SOUSA

    Imprimir


Divulgação
Caos anunciado no trânsito: 23 obras tomarão conta das vias na Capital até o ano de 2012
Caos anunciado no trânsito: 23 obras tomarão conta das vias na Capital até o ano de 2012

A minuta (primeira versão) do Termo de Cooperação Técnica para oficializar a volta do Batalhão de Trânsito na Capital será nesta quinta-feira (25) pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), para a Polícia Militar. A previsão é que o texto final seja assinado dentro de uma semana.

A volta do batalhão é encarada, tanto pela Prefeitura como pela corporação militar, como essencial para a melhoria do trânsito nas principais vias da Capital. Além disso, as 23 obras de mobilidade urbana previstas para ocorrerem até 2014, devido à Copa do Mundo, é uma preocupação cotidiana da pasta.

"Cuiabá já encara, rotineiramente, um trânsito caótico. Com as obras do Mundial, nos primeiros dois anos, teremos 23 obras acontecendo quase ao mesmo tempo. A presença do Batalhão da PM será essencial tanto para fiscalização quanto para orientação", afirmou o secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Edivá Alves.

Criado na década de 1980, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPT) operou durante 20 anos em Cuiabá, chegando a ter mais de 250 policiais. A desativação ocorreu em 2007, quando o Governo do Estado tentou implementar nova linha estratégica de Segurança Pública.

À época, outras unidades de policiamento especializado, como o Batalhão Ambiental e a Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam), também foram desativadas. A unidade de trânsito se restringiu a um núcleo dentro do Comando Regional I (CR-I).

Falta de estrutura

A volta do BPT ocorreu apenas em maio deste ano, dentro do Plano Estadual de Ações de Segurança (PAS). Porém, segundo reportagem veiculada em outubro deste ano, no jornal Diário de Cuiabá, a situação da unidade era considerada "preocupante".

Com apenas 50 policiais, dos quais 39 iam às ruas, a reportagem apontava falta de estrutura na unidade, que não contava, por exemplo, com caminhão-guincho para o transporte de veículos aprendidos.

Por outro lado, a matéria sinalizava que o fechamento do Batalhão havia sido um erro, já que, em apenas uma operação especial, realizada em quatro municípios da região Norte do Estado, os policiais aplicaram 301 multas e apreenderam documentos de 18 veículos.

Segundo o coronel Batista, responsável pelo Batalhão de Trânsito, a Polícia Militar espera ter um efetivo de 500 policiais até 2014. Além disso, a atuação da corporação na Capital é vista como um aditivo fiscalizador essencial, já que os fiscais de Trânsito do município, os chamados "amarelinhos", são visivelmente insuficientes.

"São duas instituições que unem as forças para tornar o trânsito mais humano, o que acabará refletindo tanto na fiscalização como na educação dos motoristas, que devem estar preparados para encarar um período de obras, devido a Copa, como no pós-Copa", afirmou o coronel.

Além da entrega da minuta, hoje, os policiais assistem à palestra "Atuação do Agente Municipal de Trânsito em Cuiabá", solicitada pelo coronel Batista para que o efetivo entenda a situação da Capital.

"Como estamos em processo de trabalho integrado, pedi que houvesse a palestra para tomarmos conhecimento do que a SMTU tem desenvolvido e quais são as áreas da cidade com maior problematização no trânsito", explicou o oficial.

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar passa a funcionar em um prédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em função de um convênio com o órgão.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/79876/visualizar/