Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Ciência
Terça - 04 de Janeiro de 2011 às 07:12

    Imprimir


Getty Images
A exatidão para descobrir a cor de ladrões com cabelos loiros ou castanhos chega a 80%
A exatidão para descobrir a cor de ladrões com cabelos loiros ou castanhos chega a 80%

Descobrir a cor do cabelo de um criminoso desconhecido pode se tornar uma tarefa simples para os investigadores. 

Cientistas da Universidade Erasmus MC, em Roterdã, na Holanda, em parceria com profissionais poloneses, descobriram que um exame de DNA vai permitir identificar facilmente a provável tonalidade do cabelo. 

Esse tipo de informação tem como objetivo refinar o máximo possível a descrição de algum criminoso procurado que não deixou muitos vestígios na cena do crime.

Estudos mostram que a análise do DNA indica com uma precisão de mais de 90% se uma pessoa tem cabelo vermelho. A exatidão é a mesma ou um pouco maior no caso dos cabelos pretos e chega a 80% para pessoas com fios loiros ou castanhos. 

A nova técnica de análise do DNA também torna possível indicar tonalidades intermediárias como loiro avermelhado ou loiro escuro.

O DNA que passará por análise no laboratório de investigação criminal pode ser obtido a partir de amostras de sangue, esperma, saliva e outros materiais biológicos. Os detalhes da técnica estão descritos na edição mais recente da revista científica Human Genetics.

O professor Manfred Kayser, diretor do Departamento de Biologia Molecular Forense do da Erasmus MC e coordenador do estudo, explica por que a técnica é um grande avanço em relação às práticas atuais.

- O que estamos tornando possível prever são as várias cores de cabelo a partir do DNA, e isso representa um grande avanço porque, até agora, apenas a cor vermelha dos fios, que é rara, podia ser identificada a partir do DNA.

O especialista diz que a equipe de estudiosos identificou 13 fatores nos 11 genes que oferecem importantes informações para determinar a cor do cabelo de uma pessoa.

Os pesquisadores esperam que, em um futuro não muito distante, a novidade seja colocada em prática em muitas investigações forenses.

 





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/76043/visualizar/