Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Sexta - 21 de Janeiro de 2011 às 23:18

    Imprimir


O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira que a instabilidade para efetivação das inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) demorou para ser resolvida. Uma auditoria irá investigar onde exatamente ocorreu o problema.

STJ impede acesso a provas do Enem
Ministério Público entra com recurso para prorrogar inscrições em todo país
Sisu encerra inscrições com mais de 2 milhões de inscritos
Justiça determina prorrogação de inscrição do Sisu no Rio
Justiça determina acesso de candidatos à correção do Enem
Justiça autoriza candidata a ver correção da prova

As inscrições do Sisu começaram no último domingo (16). Nos primeiros dias, os estudantes enfrentaram dificuldades para acessar o sistema, que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos.

"Na minha opinião, [o sistema] foi estabilizado tardiamente. Era para ter sido resolvido no máximo no domingo [16]. Está comprovado que não foi problema de internet, planejamento, estrutura nem aplicativo. Os equipamentos estão funcionando perfeitamente bem. No meio do ano, a estrutura também funcionou muito bem, mas não agora", afirmou em entrevista coletiva.

O ministro também afirmou que não esperava um número tão grande de inscritos (1,1 milhão).

Haddad afirmou que o maior problema do ministério está no modelo de contratação de serviço e que é preciso reforçar a equipe de TI (Tecnologia da Informação). Em reunião com a presidente Dilma Roussef hoje, o ministro disse que fez uma apresentação das demandas da pasta.

"Não é [problema de] recurso. A União tem dificuldades no modelo de contratação de serviços em rede. Precisamos contratar quem sabe aplicar e não pelo menor preço. Precisamos de suporte contratual também para que pessoas sênior possam atuar em eventos como esse", disse Haddad.

De acordo com ele, o ministério tem cargos comissionados que "não atraem pessoal sênior que possa certificar eventos como esse". Os cargos de coordenador e diretor citados por ele têm comissões entre R$ 7.000 e R$ 9.000 mensais, que podem ser acumuladas com o salário do funcionário.

Apesar da dificuldade que os alunos encontraram no site do Sisu, o ministro afirmou que houve estabilidade no sistema durante os três dias necessários para que todos pudessem fazer a inscrição.

Haddad defendeu o Sisu afirmando que o sistema aumentou as opções dos alunos.

Ele disse também ter conversado com Dilma sobre a necessidade de dar um novo status jurídico ao Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos), uma das entidades que organiza o Enem. A ideia é que a instituição se transformasse em uma autarquia ou em uma estatal. A decisão, no entanto, depende também da cúpula da UnB (Universidade de Brasília).

LIMINARES

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) cassou nesta sexta-feira todas as liminares que garantiam o acesso de alunos às redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e prorrogavam a inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

A medida vale até o julgamento do conflito de competência pelo próprio tribunal.

Segundo Haddad, na segunda-feira (24) o MEC vai divulgar a primeira lista de aprovados nos institutos de ensino superior que participam do Sisu.

Na quinta-feira (20), a Justiça Federal no Ceará concedeu, em caráter liminar, o direito de que todos os candidatos do país tenham acesso às provas corrigidas do Enem 2010 e possam entrar com recursos num prazo de dez dias a partir do momento em que tenham o exame em mãos. Hoje, o MEC conseguiu derrubar essa liminar.

FÉRIAS

O ministro da Educação suspendeu as férias programadas para o período entre sábado (22) e o próximo dia 31. De acordo com o MEC, a decisão foi tomada ontem à noite após a liminar do Rio que mantinha aberta as inscrições no Sisu.

O cancelamento deverá ser publicado na semana que vem no "Diário Oficial da União".

"Não nego a vocês que gostaria de passar o meu aniversário [25] com a minha família, mas se não for possível ficarei em Brasília", disse ele.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/74189/visualizar/