GM vende mais na China que nos EUA; Toyota mantém liderança mundial
A General Motors informou nesta segunda-feira que no ano de 2010 vendeu 8.389.769 veículos no mundo todo, 12,2% a mais que no ano anterior, graças a forte alta da demanda no mercado chinês.
Na China, a GM vendeu 2.351.610 veículos, 28,8% a mais que em 2009, o que fez da China o principal mercado de vendas para o fabricante, tirando o posto dos Estados Unidos.
Nos EUA, a GM vendeu 2.215.227 veículos, 6,3% a mais que no ano anterior.
O Brasil se manteve como o terceiro mercado em vendas de veículos com 657.825 unidades, um aumento de 10,4%.
Na Europa, o Reino Unido subiu para o quarto posto mundial, com 290.250 veículos após aumentar em 1% suas vendas, e superou a Alemanha (269.061), onde no ano de 2010 a GM perdeu 29,5% de sua demanda.
Por marcas, a GM vendeu 4.271.189 veículos da Chevrolet, 1.206.620 da Opel/Vauxhall, 1.149.060 da Wuling (China), 718.848 da Buick, 446.547 da GMC, 180.724 da Cadillac, 140.771 da Holden, 129.829 da Daewoo e 88.224 da Jiefang (China).
LIDERANÇA
A Toyota manteve em 2010 a liderança no ranking mundial dos maiores fabricantes de veículos, ficando à frente da General Motors por uma diferença de menos de 30 mil unidades.
As vendas globais da Toyota, incluindo a unidade de veículos compactos Daihatsu e de caminhões Hino Motors, cresceram 8%, para 8,418 milhões de unidades, informou a empresa em comunicado. Com o resultado, o grupo japonês manteve a liderança global pelo terceiro ano consecutivo.
A GM perdeu a coroa em 2008 pela primeira vez em quase oito décadas.
Excluindo as vendas da Daihatsu e da Hino, as vendas da Toyota subiram 8 por cento em 2010, para 7,528 milhões de unidades, impulsionadas por ganho de dois dígitos no Japão.
Comentários